3. UBI comemora 33 anos no Dia da Universidade

UBI comemora 33 anos no Dia da Universidade

•   26 de abril de 2019

Cerimónia marcada para o Anfiteatro das Sessões Solenes, no dia 30 de abril, com início às 15h00.

Ficheiro com o nome: 30abril2019

A Universidade da Beira Interior (UBI) celebra terça-feira, dia 30 de abril, o seu 33.º aniversário. A celebração do Dia da Universidade inclui este ano a Outorga do Diploma de Professor Emérito ao Professor Doutor José António Martinez Souto de Oliveira. O Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) passou, já este ano, ao estatuto de Jubilado.

José Martinez de Oliveira iniciou as suas funções na FCS em outubro de 2004, como Professor Associado com Agregação, nos primeiros anos do curso de Medicina da UBI, depois de uma longa experiência como docente e investigador na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde esteve desde 1977. Em agosto de 2006 alcança a nomeação definitiva como Professor Catedrático da UBI. Como investigador, integra o Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI). Além do ensino e investigação a que dedicou 15 anos da sua vida, José Martinez de Oliveira tem na UBI outras funções de relevo, como a presidência da Comissão de Ética.

A homenagem ao docente da FCS é um dos pontos da cerimónia que se realiza no Anfiteatro das Sessões Solenes (Polo I), a partir das 15h00. Como habitualmente, a sessão solene é antecedida do Cortejo Académico, que parte da Capela de São Martinho. Estão também previstas as intervenções do Reitor da UBI, António Fidalgo, do Presidente da Associação Académica, Afonso Gomes, e do Presidente do Conselho Geral da UBI, José Ferreira Gomes.

A cerimónia inclui as tradicionais outorgas de Cartas de Agregação, imposição de insígnias doutorais, entrega de medalhas a docentes e funcionários que completaram 20 anos de serviço ou que se aposentaram até 30 de abril deste ano e a entrega de prémios de mérito escolar a alunos de 1.º Ciclo/Mestrado Integrado que terminaram o curso em 2017/2018.

Os momentos musicais da cerimónia são da responsabilidade do coro da EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã, dirigido pelo Maestro Luís Gaspar Dâmaso.

Data da última atualização: 2019-04-26