Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI em projeto para melhorar o abastecimento de água na região do Mediterrâneo

UBI em projeto para melhorar o abastecimento de água na região do Mediterrâneo

  04 de fevereiro de 2022  

Img:

O MED-WET junta a UBI ao município do Fundão e a parceiros de outros quatro países. Na região, vão ser estudadas tecnologias inovadoras de irrigação.

A Universidade da Beira Interior (UBI) participa num projeto europeu, financiado pelo Horizonte 2020, que pretende melhorar o abastecimento de água na região do Mediterrâneo. O projeto MED-WET tem a duração de três anos e é composto por um consórcio de oito entidades com origem em cinco países (Alemanha, Egipto, Malta, Marrocos e Portugal).

Do lado português, é também parceiro o Município do Fundão, que ficará corresponsável, juntamente com a UBI, pelos testes piloto experimentais das tecnologias inovadoras de irrigação, que serão realizados na Quinta do Seminário. Este projeto visa melhorar a eficiência da irrigação na região mediterrânica, num contexto marcado pelas alterações climáticas e seca extrema.

O objetivo principal deste projeto é introduzir sistemas de irrigação agrícola inovadores e eficientes, destinados a pequenos agricultores da região mediterrânica. Os escassos recursos hídricos devem ser utilizados de uma forma eficiente e ambientalmente correta, no sentido de garantir o abastecimento de água e alimentos a longo prazo. O MED-WET contribui para um combate eficaz dos impactos negativos das alterações climáticas em termos de disponibilidade de água, agricultura e segurança alimentar.

A coordenação do projeto por parte da UBI é da responsabilidade de João Leitão (docente do Departamento de Gestão e Economia e investigador do NECE - Research Center in Business Sciences). A equipa da Universidade integra ainda Dina Pereira (gestora da incubadora UBImedical), Pedro Dinis Gaspar (docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica), Cristina Fael e Isabel Falorca (docentes do Departamento de Engenharia Civil a Arquitetura) e Vítor Moutinho (docente do Departamento de Gestão e Economia e investigador do NECE).

O projeto PRIMA/0008/2020 é financiado pelo Horizonte 2020, Cooperação Transnacional – Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica.
O trabalho a desenvolver pelo MED-WET assume uma grande relevância, considerando que as regiões mediterrânicas enfrentam já graves carências de água. O crescimento populacional, a mudança no comportamento do consumidor e as alterações climáticas têm sérios efeitos na disponibilidade de água doce.

Grande parte da água destinada à irrigação convencional infiltra-se ou evapora, não sendo por isso utilizável. Deste modo, devem ser desenvolvidos sistemas de irrigação inovadores, que proporcionem a exploração de recursos hídricos não convencionais, em grande parte não utilizados. Adicionalmente, devem ser utilizadas soluções de baixo custo, com materiais naturais e disponíveis a nível regional (Baixa Tecnologia, Baixa Energia, Baixo Orçamento, Fácil de Usar).

Partilhar

Data da última atualização: 2022-02-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.