Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI ganha candidaturas no PRR e investe 5 milhões em residências universitárias

UBI ganha candidaturas no PRR e investe 5 milhões em residências universitárias

  • NOTÍCIA
  •   29 de julho de 2022  

Ficheiro com o nome: Residencias Site

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai avançar com um investimento de cerca de 5 milhões de euros, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a renovação dos edifícios da Residência 1, Residência 3, e Residência 4/5 e a adaptação em residência universitária do edifício da Boavista, na Covilhã.  A UBI vê assim todas as suas quatro candidaturas serem aprovadas através deste programa.  

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior homologou os resultados finais das candidaturas ao financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), que prevê a atribuição de 375 milhões de euros para construção, aquisição, adequação e renovação de residências para estudantes de ensino superior, naquele que é o maior investimento de sempre em alojamento estudantil.

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, entidade a quem compete a gestão desta medida de investimento, irá proceder de imediato ao processo de discussão e contratualização dos financiamentos com promotores das operações, de acordo com a lista de ordenação final proposta pelo Painel Independente de Alto Nível, especialmente nomeado para a avaliação e acompanhamento das candidaturas a concurso.

Para o Reitor da UBI, Mário Raposo, “a obtenção deste financiamento representa a resolução de um problema profundo de desgaste acentuado das estruturas de alojamento da UBI e permite colmatar a falta de alojamento estudantil de qualidade a custos acessíveis e melhorar as suas condições de vivência, nomeadamente para os estudantes mais carenciados”.   

Uma das áreas de atuação prioritárias da academia é a da Ação Social, e com esta medida está garantido um dos maiores investimentos nas residências universitárias da instituição das últimas décadas, sendo que, num universo de mais de 700 camas que a UBI tem atualmente disponíveis para os seus alunos deslocados, cerca de metade estará abrangida por esta renovação. Desta forma, os alunos deslocados terão à sua disposição, num futuro próximo, estruturas atualizadas, a preços acessíveis e em maior distribuição pela malha urbana. No conjunto das propostas destaca-se ainda o conjunto alargado de preocupações quer ao nível da eficiência energética dos edifícios, quer de conforto disponibilizado aos seus utilizadores, bem como a criação de valências sociais e coletivas com vista à melhoria da sua qualidade de vida.  

Notícia atualizada a 1 de agosto de 2022, às 9h22.

Data da última atualização: 2022-07-29
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.