A Universidade da Beira Interior (UBI) lança o Programa de Apoio à Inovação e Transformação Pedagógica – Percursos de Nível Avançado EPIC | UBI. A iniciativa procura reconhecer, valorizar e apoiar práticas de transformação pedagógica de unidades curriculares que contribuam para a melhoria das práticas de ensino e aprendizagem, promovendo inovação, inclusão e sucesso académico dos estudantes da UBI.
O período de candidaturas está aberto até 5 de dezembro e deve ser feito através de formulário online.
São considerados projetos de inovação pedagógica de nível avançado aqueles que impliquem “a transformação efetiva de, pelo menos, uma unidade curricular do plano de estudos, através da introdução de metodologias ativas, estratégias de avaliação inovadoras, integração de tecnologias educativas ou outras práticas que promovam a aprendizagem centrada no estudante”, de acordo com as normas desta iniciativa dinamizada pela Vice-Reitoria para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade, através do Gabinete de Inovação Pedagógica (GIP).
Os projetos a implementar devem estar alinhados com as temáticas e os objetivos do modelo EPIC: +Digital – transformação digital das experiências de ensino e aprendizagem; +Estudante – cocriação com os estudantes e promoção do sucesso académico; +Rede – desenvolvimento de experiências de ensino e aprendizagem com e para a comunidade; +Plural – promoção da acessibilidade e inclusão através do desenho universal para a aprendizagem.
O Programa de Apoio à Inovação e Transformação Pedagógica – Percursos de Nível Avançado EPIC | UBI contempla a redução parcial da distribuição de serviço docente de quatro horas durante o 2.º semestre do ano letivo 2025/2026 para a implementação do projeto, o acompanhamento pedagógico e científico por parte da equipa EPIC e a participação numa experiência internacional de partilha e formação, no âmbito das iniciativas do consórcio EPIC.
A iniciativa destina-se a docentes de carreira em efetividade de funções na UBI, com distribuição de serviço letivo atribuído de, pelo menos, seis horas. Esta edição irá apoiar, no máximo, até cinco docentes.
As candidaturas submetidas serão avaliadas com base nos critérios: alinhamento com os percursos EPIC; originalidade e criatividade; impacto no sucesso académico; replicabilidade; colaboração e envolvimento. Os interessados deverão submeter as suas candidaturas através do formulário online, disponível até 5 de dezembro.
O Programa de Apoio à Inovação e Transformação Pedagógica – Percursos de Nível Avançado EPIC | UBI enquadra-se na estratégia de contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, apoiar a exploração e aplicação de novos métodos pedagógicos e contribuir para a excelência pedagógica da UBI, que estão na base do trabalho do GIP.
Esta iniciativa é promovida no âmbito do consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação e cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
