A inovação pedagógica é um tema cada vez mais premente nas Instituições de Ensino Superior (IES). É um fator decisivo e preponderante para reinventar modelos de ensino e aprendizagem que reforcem a competitividade e resiliência das IES, bem como a capacidade para ajustarem a educação e a formação às necessidades sentidas pelas sociedades e economias do presente e do futuro cada vez mais exigentes.
Neste sentido, as universidades que adotam modelos criativos e inovadores, com vista à sua melhoria contínua, permitem que a sua função de produção de conhecimento seja acessível à sociedade e aos cidadãos em geral, fornecendo deste modo um caminho para solucionar desafios sociais cada vez mais complexos.
A Universidade da Beira Interior (UBI), atenta a estes desafios, considera que o incentivo à inovação no ensino e na aprendizagem permite capacitar docentes para a aposta no desenvolvimento e valorização da sua prática refletindo-se na formação de cidadãos mais ativos em sociedades democráticas e globalizadas e com impacto na empregabilidade dos mesmos.
De igual modo, considerando as exigências e recomendações internacionais mais atuais neste domínio e conscientes de que estes desígnios estratégicos implicam uma definição de ações concretas, surge a criação do Gabinete de Inovação Pedagógica (GIP) como estrutura que promove e valoriza a inovação e o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem na Universidade da Beira Interior.
Missão e Objetivos
O Gabinete de Inovação Pedagógica tem por missão a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, apoiar a exploração e aplicação de novos métodos pedagógicos e contribuir para a excelência educativa da Universidade.
Ao Gabinete de Inovação Pedagógica compete, nomeadamente:
- Promover e disseminar práticas de ensino e aprendizagem inovadoras;
- Estimular a melhoria do ensino e da aprendizagem;
- Apoiar o desenvolvimento profissional dos docentes e a sua formação orientada para o ensino fornecendo recursos e suporte para inovações pedagógicas;
- Dinamizar, apoiar ou conceber projetos de exploração de novos métodos pedagógicos no contexto específico de unidades curriculares ou das Unidades Orgânicas dentro ou fora da sala de aula;
- Participar em parcerias e redes (multi)disciplinares centradas nas atividades docentes.
- Pesquisar e selecionar novas tecnologias e ferramentas educacionais para serem usadas na academia (incluir softwares de gestão de aprendizagem, aplicações de ensino e recursos tecnológicos), com vista à capacitação dos seus utilizadores
- Dinamizar contextos de formação e aprendizagem, potenciadores do desenvolvimento de uma formação integral dos estudantes com recurso a novas metodologias e abordagens educativas;
- Acompanhar e avaliar o impacto das inovações pedagógicas, de modo a medir seus resultados e adaptar as estratégias para obter resultados ainda melhores.