Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Projeto CAELUS e kit de diagnóstico para o HPV são os grandes vencedores do WIN-UBI e do Idea2you

Projeto CAELUS e kit de diagnóstico para o HPV são os grandes vencedores do WIN-UBI e do Idea2you

  • NOTÍCIA
  •   03 de dezembro de 2025  

Os dois concursos visaram premiar ideias inovadoras com potencial de resolver problemas concretos e chegar ao mercado.

Ficheiro com o nome: Caelus

 

O projeto CAELUS foi o grande vencedor do “WIN-UBI: Concurso de Ideias de Negócio da UBI”. O projeto, dinamizado pelos jovens empreendedores Artur Duarte Raposo, João Bartolo (ambos alunos de Medicina) e Rodrigo Lourenço (Engenharia Informática), propõe-se a desenvolver uma aplicação móvel que tem por base um algoritmo de inteligência artificial, especializado na deteção precoce de interações adversas medicamentosas (drug-drug, drug-food, drug-herb, drug-supplement, drug-alcohol) em tempo real, procurando evitar internamentos e complicações graves por interações não detetadas. 

Esta edição do WIN-UBI foi a mais concorrida dos últimos anos, registando um total de 16 candidaturas, tendo o júri pré-selecionado 10 para o pitch final que decorreu no dia 27 de novembro, inserido no programa do Encontro UBI Ciência e Inovação 2025

O WIN-UBI teve como objetivo estimular a premiar ideias/projetos inovadores com elevado potencial comercial e transferibilidade para mercado, tendo um prémio monetário no valor de 5.000€ para os vencedores continuarem a sua jornada de desenvolvimento do projeto empresarial.

Quanto ao UBI-Idea2You, premiaram-se três propostas inovadoras de dissertações de mestrado com potencial de solucionar um problema real e/ou originar um produto com potencial de alcançar o mercado.

O primeiro lugar foi atribuído a “Validação clínica e tecnológica do biomarcador E7 do HPV para o desenvolvimento de um kit diagnóstico de lesões cervicais”, que alcançou 8,17 pontos. É da autoria de Inês Marques Silveira (aluna do Mestrado em Biotecnologia), com orientação de Ângela Sousa.

Com 7,99 pontos, classificou-se na segunda posição “Experimental and Numerical Study of Self-Healing Polymeric Composites for Aerospace Applications”, de Beatriz Teixeira Gonçalves (aluna do Mestrado em Engenharia Aeronáutica), orientada por Abílio Silva.

“FoodShield – Sistema de Purificação e Desinfeção de Ar ou Água por radiação UV-C e Plasma não-térmico para Produtos Alimentares Perecíveis”, alcançou o terceiro lugar com 7,93 pontos. A ideia é Jorge Grade (aluno do Mestrado em Engenharia Eletromecânica), orientado por Pedro Dinis Gaspar.

O conjunto de projetos vencedores do Idea2you terão um prémio individual de 1.500€, servindo como incentivo à continuidade do desenvolvimento da investigação em contexto de mestrado.

Nesta primeira edição do Idea2you, estiveram em competição 17 projetos promissores de I&D, com os posteres científicos de todos os investigadores juniores em exibição no Anfiteatro das Sessões Solenes, no âmbito do Encontro UBI Ciência e Inovação.

O WIN-UBI e o UBI:Idea2you foram dinamizados pelo UBINNOVATIVE Tech Transfer, estando inseridos nas atividades do projeto UI.CAP – Universidades como Interface de Capacitação para a Criação de Emprego Tecnológico, cofinanciado pelo COMPETE 2030 e Portugal 2030, através da União Europeia.


Data da última atualização: 2025-12-03
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.