A Universidade da Beira Interior (UBI) organiza o Encontro UBI Ciência e Inovação 2025, que acontece entre os dias 24 e 28 de novembro, integrado na programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. O evento reunirá investigadores, empresas, entidades públicas e especialistas nacionais e internacionais para discutir os grandes desafios que se colocam à atividade de investigação e aspetos relacionados com a ética, responsabilidade e avaliação científica, assim como com a inovação e transferência de conhecimento.
A iniciativa pretende promover o diálogo sobre os grandes desafios da investigação científica e tecnológica, valorizando o papel da UBI na produção de conhecimento e na transferência de inovação para a sociedade. As inscrições estão disponíveis em Encontro UBI Ciência e Inovação 2025.
“O Encontro UBI Ciência e Inovação, além de um momento de partilha e valorização do que fazemos na UBI, sublinha o compromisso da Universidade com a excelência científica e com o impacto social da investigação”, destaca Ana Paula Duarte, Reitora da UBI.
No primeiro dia, 24 de novembro (segunda-feira), o programa inclui a Sessão de Abertura (Anfiteatro 8.1, Faculdade de Engenharia, pelas 9h30), que conta com a presença de Ana Paula Duarte, do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Hélio Fazendeiro, bem como da Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, Sílvia Socorro.
Segue-se a Sessão Inaugural, com apresentações sobre a estratégia institucional (Ana Paula Duarte) e de investigação e inovação da UBI (Sílvia Socorro), e a qual tem como convidada de honra Vinciane Gaillard, Diretora de Investigação e Inovação da EUA (European University Association).
Durante a tarde, decorrerá a Sessão Horizonte Europa, conduzida por David Pina, da European Research Executive Agency,com uma vasta experiência na gestão de programas de financiamento da investigação e inovação da UE, que abordará as oportunidades de financiamento para os próximos anos, focando ainda, em particular, o programa Widening. O dia encerra com a apresentação dos Projetos Integrados IC&DT recentemente aprovados, e nos quais participam investigadores de várias unidades de investigação e áreas científicas da UBI.
O dia 25 de novembro (terça-feira) promove uma reflexão sobre os “Desafios Atuais à Investigação” e a questão da proteção do conhecimento, incluindo o tema dos CVs narrativos e avaliação da investigação, uma comunicação apresentada por Sean Sapcariu, do Luxembourg National Research Fund. A temática da proteção da investigação contará com a intervenção de Ana Nave (GAIID – Gabinete de Apoio à Investigação, Inovação e Desenvolvimento da UBI). Pedro Inácio, Vice-Reitor para a Estratégia Digital, Gestão da Informação e dos Recursos Humanos e responsável pela implementação do projeto C4MSSData@UBI, apresentará a problemática da gestão de dados científicos.
Durante a tarde, a consultora Inventa dinamiza o Workshop sobre Propriedade Intelectual, dedicado a aspetos práticos da redação de pedidos de patente, patente europeia e patente unitária, marcas e desenhos ou modelos, seguido de uma mesa-redonda com investigadores de várias unidades de I&D da UBI.
Na 26 de novembro (quarta-feira), o dia será dedicado à inovação e empreendedorismo, destacando a ligação entre a academia e o sector empresarial. Na sessão da manhã, intitulada Inovação Inspiradora: da academia à indústria, inclui-se uma apresentação por um convidado internacional, Endre Kiss-Tóth, da Universidade de Sheffield e CEO da StemcellX. A sessão inclui ainda como oradores os representantes de empresas spinoffs da UBI, incubadas na UBImedical, nomeadamente, Ana Palmeira de Oliveira (LabFit), Vasco Lopes (DeepNeuronic) e Ana Clara Cristóvão (NeuroSov), que apresentarão casos de sucesso de transferência de tecnologia.
A tarde será ocupada pelo DAC – Dia Aberto ao Conhecimento, organizado conjuntamente com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P, subordinado ao tema “Na interface do conhecimento academia-empresa”, que permitirá mostrar exemplos de projetos de investigação “made in” UBI com impacto na vertente empresarial, bem como estabelecer um diálogo enriquecedor com diversas entidades empresariais acerca da inovação na resposta aos desafios reais com soluções resultantes da academia.
O DAC conta com a presença da Reitora da UBI e do Vice-Presidente do IAPMEI, Nuno Gonçalves na sessão de abertura, com apresentações de investigadores da UBI e com uma mesa-redonda com representantes das empresas Stellantis Mangualde, Fitecom e The Navigator Company/RAIZ. A iniciativa inclui ainda uma visita aos laboratórios de unidades de I&D da Faculdade de Engenharia.
“Queremos reforçar a cultura de inovação e aproximar a investigação realizada na UBI das necessidades reais do sector produtivo”, sublinha Sílvia Socorro, Vice-Reitora da UBI.
Para o dia 27 de novembro (quinta-feira) estão previstas sessões centradas nas estruturas de apoio à investigação e na apresentação de projetos das Unidades de I&D da UBI. Participam na sessão de abertura Sílvia Socorro, Cândida Tomaz (Presidente do Instituto Coordenador da Investigação) e Rui Coutinho (Responsável do GAIID). Haverá ainda lugar a uma apresentação do UBINNOVATIVE: Tech Transfer e das Provas de Conceito do projeto UI.TRANSFER, por Edgar Nave (GAIID).
Durante a tarde, realiza-se o Pitch Final WIN-UBI e a entrega dos prémios do Concurso de Projetos de I&D de Mestrado do projeto UI.CAP.
O último dia de atividades, 28 de novembro (sexta-feira), é dedicado aos relevantes e atuais temas da integridade, ética, responsabilidade e avaliação da investigação, sob o mote “CoARA and Beyond”. A sessão contará com uma comunicação de Bruno Béu, Assessor do Conselho Diretivo da FCT e co-Chair do recentemente criado Capítulo Nacional Portugal da Coligação para o Avanço da Avaliação da Investigação (CNP-CoARA). Ana Marušić (University of Split, Croatia), especialista internacional em ética e integridade científica, profere a comunicação “Responsible Research and Innovation, Ethics and Integrity”.
A sessão encerra com uma mesa-redonda para discussão de boas práticas na implementação do CoARA, com a participação das docentes Susana Henriques e Tracey Weissgerber, respetivamente, da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra, além de especialistas da FCT.
A iniciativa integra-se na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo programa Ciência Viva.
