Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI participa em projeto internacional para promover a inclusão no Ensino Superior

UBI participa em projeto internacional para promover a inclusão no Ensino Superior

  • NOTÍCIA
  •   22 de dezembro de 2025  

O consórcio ibero-americano do projeto EDUDER conta com 19 instituições. Esteve reunido na Guatemala para apresentar resultados.

Ficheiro com o nome: EDUDER

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) está envolvida num consórcio internacional que visa promover a igualdade de oportunidades e a inclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade no Ensino Superior. O trabalho em desenvolvimento insere-se no Projeto EDUDER – Derecho a la igualdad de estúdios universitários por los grupos más vulnerables, uma iniciativa financiada pelo programa ERASMUS+, da União Europeia, que reúne 19 universidades ibero-americanas.

A UBI é a única instituição portuguesa a integrar o consórcio, que conta com academias da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Espanha, Guatemala e México.

Na cidade de Antígua (Guatemala), durante o II Encontro Global EDUDER (24 e 26 de novembro), a UBI apresentou os resultados do Programa Piloto UBInclusão. O Programa de Mentoria para a Inclusão da Universidade da Beira Interior foi desenvolvido para apoiar estudantes vulneráveis, tendo sido desenhado com base num diagnóstico realizado internamente.

O programa contou com a adesão voluntária e esclarecida dos estudantes mentorandos, que beneficiaram de acompanhamento personalizado ao longo do ano letivo de 2024/25, ajustado às necessidades identificadas.

A coordenação do projeto na UBI está a cargo de Amélia Augusto, com a colaboração de Alcides Monteiro e Nuno Miguel Augusto, docentes e investigadores do Departamento de Sociologia, e de Raquel Moreira, do Gabinete de Inovação Pedagógica.

As atividades decorrem até junho de 2026, período durante o qual será avaliada a implementação dos planos de mentoria. Os dados recolhidos nesta fase serão determinantes para a eventual institucionalização do programa na UBI.

O II Encontro Global EDUDER decorreu em paralelo com o IV Congresso Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos. O evento reuniu especialistas, docentes e estudantes, promovendo o debate e a colaboração internacional em torno de práticas inovadoras para a inclusão e igualdade no Ensino Superior.

Data da última atualização: 2025-12-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.