Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UBI distinguida com Bandeira da Ética no Desporto

UBI distinguida com Bandeira da Ética no Desporto

  • NOTÍCIA
  •   31 de março de 2026  

A academia viu reconhecidas, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, as ações desenvolvidas no âmbito da prática desportiva.

Ficheiro com o nome: Bandeira da Etica

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) é detentora da “Bandeira da Ética”, uma certificação atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).  A obtenção desta marca de qualidade reconhece a estratégia estruturada da UBI na promoção de valores éticos, através da prática desportiva.

A distinção evidencia o trabalho desenvolvido pela UBI na valorização de princípios como o respeito, a responsabilidade, a inclusão, a integridade e o fair play, promovendo uma prática desportiva orientada por valores.

A candidatura foi submetida pela UBI, tendo como objeto de certificação o Departamento de Ciências do Desporto, onde se desenvolve uma parte significativa da atividade formativa, científica e de intervenção neste domínio. Contudo, este reconhecimento reflete uma dinâmica institucional mais alargada, assente na articulação entre diferentes estruturas da Universidade.

Neste contexto, destaca-se o contributo das iniciativas desenvolvidas no âmbito do desporto universitário, da formação de estudantes e técnicos, bem como das ações de sensibilização dirigidas à comunidade académica, promovidas em articulação com a Secção Cultural e Desportiva dos Serviços de Ação Social e com a Associação Académica da UBI (AAUBI).

A atribuição da Bandeira da Ética posiciona a UBI como uma instituição que valoriza o desporto enquanto espaço de formação integral, assente em princípios éticos, de cidadania e de responsabilidade social.

A certificação tem a validade de dois anos, período durante o qual a UBI integrará a comunidade de instituições reconhecidas pelo IPDJ pelo seu compromisso com a ética no desporto, promovendo a partilha de boas práticas e a melhoria contínua das suas intervenções neste domínio. Apenas as entidades, departamentos, projetos e iniciativas certificados poderão utilizar a marca de qualidade “Bandeira da Ética”.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
Data da última atualização: 2026-03-31
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.