Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Jorge Maia em investigação que testa materiais para telescópios espaciais

Jorge Maia em investigação que testa materiais para telescópios espaciais

  • NOTÍCIA
  •   20 de março de 2026  

O docente da Faculdade de Ciências vai avaliar o estado de um conjunto de materiais que esteve sujeito às condições do espaço, cerca de um ano.

Ficheiro com o nome: Cosmic_pearl_pillars

 

O investigador Jorge Maia, do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior (UBI), está envolvido na nova fase da experiência GLOSS (Gamma-ray Laue Optics and Solid State detectors).

Em causa está o teste de materiais essenciais para os sensores dos futuros telescópios de raios gamainstrumentos fundamentais para explorar fenómenos extremos do Universo. Para isso, é crucial desenvolver sensores capazes de resistir às condições extremas do ambiente orbital.

A experiência foi instalada no módulo Bartolomeo da ISS, em dezembro de 2024, sendo composta por amostras passivas de sensores e lentes Laue de raios gama, sistemas essenciais para a construção de telescópios de raios gama avançados.

As amostras agora recuperadas estiveram expostas a temperaturas entre -150°C e +120°C, radiação intensa e oxidação, numa plataforma exterior da Estação Espacial Internacional.

Nos próximos meses, a equipa liderada por Jorge Maia e Rui Curado Silva (do LIP) irá comparar os sensores que estiveram no espaço com sensores idênticos mantidos na Terra, avaliando a degradação e a viabilidade tecnológica para missões futuras. Os resultados poderão influenciar o desenvolvimento de telescópios de próxima geração e aumentar a sensibilidade de observação em astrofísica de altas energias.

A experiência GLOSS envolve instituições portuguesas e italianas e é financiada pela Agência Espacial Europeia e pela Agência Espacial Portuguesa.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável
Data da última atualização: 2026-03-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.