Dez projetos e ideias inovadoras da Universidade da Beira Interior (UBI) foram aprovados na 7.ª edição do Programa PROMOVE, desenvolvido pela Fundação "la Caixa", em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O programa apoia iniciativas com potencial de impacto no desenvolvimento do Interior de Portugal, sendo que a UBI apresentou projetos que articulam inovação, sustentabilidade, impacto social e valorização do território.
A UBI surge como entidade líder em duas categorias do concurso: Projetos-Piloto Inovadores e Ideias Inovadoras.
Na categoria de Projetos-Piloto Inovadores, foi aprovado o projeto “Paisagens de Cuidado e Domesticidade”. Esta iniciativa propõe a documentação e valorização das paisagens habitacionais e das histórias de migrantes e refugiados acolhidos no concelho do Fundão, recorrendo a ferramentas de Inteligência Artificial para a criação de um arquivo digital interativo e multilíngue, promovendo a coesão social e o diálogo intercultural.
Na tipologia Ideias com Potencial para se tornarem projetos-pilotos inovadores serão desenvolvidos projetos orientados para a criação de soluções de sustentabilidade, implementação de terapias inovadoras, valorização dos recursos endógenos da Beira Interior, promoção da saúde pública, desenvolvimento de novos produtos e dinamização cultural.
As Ideias aprovadas são: Eco-Pack – Embalagens Biodegradáveis para Cosméticos (valorização de subprodutos vegetais da Beira Interior para embalagens biodegradáveis); NanoHPVac – Vacina de ADN contra cancros associados ao HPV (desenvolvimento de uma vacina inovadora preventiva e terapêutica); CancerAlert@FIRE (estudo da relação entre incêndios florestais e risco de cancro); APTARGET – Aptâmeros para degradação direcionada de proteínas (nova abordagem terapêutica dirigida a proteínas associadas a doenças); miRCaP – miRNAs da Carqueja no Cancro da Próstata (avaliação do potencial terapêutico da carqueja, planta endógena da Beira Baixa); Elaboração de suplemento alimentar para ovinos e caprinos (valorização de soro de leite e mirtilo como suplemento animal); DrinkSense – Porta-chaves inteligente para deteção de estupefacientes (dispositivo inovador para prevenção de adulteração de bebidas); A23 Cinema em Movimento (oficinas audiovisuais e capacitação cultural em várias cidades da região Centro); e SQUALIVE (alternativa sustentável ao esqualeno de origem animal, obtido a partir do bagaço de azeitona).
No total, a 7.ª edição do Programa PROMOVE aprovou 55 projetos e ideias, abrangendo as categorias de Projetos-Piloto Inovadores, Projetos de I&D Mobilizadores e Ideias Inovadoras. A 8.ª edição do Programa PROMOVE tem candidaturas abertas, dando continuidade ao incentivo à inovação e ao apoio a novas ideias e projetos transformadores. Os projetos devem ser apresentados até 29 de janeiro de 2026.