O Repositório Institucional da Universidade da Beira Interior (UBI) e os Modelos de Acesso Aberto foram dois dos principais temas abordados na mais recente iniciativa do C4MSSData@UBI. O 4.º Seminário do projeto, e último do ciclo de iniciativas de 2025, realizou-se a 17 de dezembro, reunindo estudantes de doutoramento, investigadores, docentes e técnicos em torno dos temas da gestão e curadoria de dados científicos e da Ciência Aberta.
A sessão foi aberta por Sílvia Socorro (Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento) e Pedro Inácio (Vice-Reitor para a Estratégia Digital, Gestão da Informação e dos Recursos Humanos), que destacaram a relevância estratégica do projeto C4MSSData@UBI para a promoção de práticas responsáveis na gestão, preservação e partilha de dados de investigação, bem como o impacto destas iniciativas na consolidação de uma cultura de Ciência Aberta na UBI.
 |
 |
Seguiu-se a intervenção de Rui Martinho, que abordou os principais desafios associados à gestão e curadoria de dados científicos, focando a importância de instrumentos e métodos que assegurem a integridade, interoperabilidade e acessibilidade dos dados ao longo do ciclo de vida científico, nomeadamente do Plano de Gestão de Dados.
Na segunda parte do seminário, Sandra Pinto, da Biblioteca da UBI, apresentou o Repositório Institucional da UBI, destacando o seu papel central na promoção do Acesso Aberto, na preservação da produção científica da instituição e no reforço da visibilidade e impacto da investigação desenvolvida na UBI.
A terceira parte do seminário ficou a cargo de Paula Soares, da Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento, que apresentou os Modelos de Acesso Aberto, explorando as diferenças entre os modelos Gold, Green, Hybrid e Diamond e as oportunidades de publicação científica no âmbito dos acordos b-on, sublinhando as vantagens destes mecanismos para investigadores e instituições.
O seminário integrou-se no conjunto de iniciativas do C4MSSData@UBI – Centro de Competências em Curadoria de Dados de Investigação, projeto coordenado pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento e pelo Gabinete de Cibersegurança e Proteção de Dados, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (RE-C05-i08) e alinhado com o PNCADAI – Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação. Esta última sessão do ano encerrou o ciclo de 2025, marcando o empenho da UBI com a qualidade, transparência e acessibilidade da investigação científica.