Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletromecânica

Engenharia Eletromecânica

2º Ciclo     Departamento de Engenharia Eletromecânica

Ano:
Plano Nome
Plano de Estudos   Engenharia Eletromecânica

Informação

Rótulo Texto
Código DGES
6763
Área CNAEF 522 | Portaria n.º 256/2005
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 120
Outras Informações Valor de Propina: Nacionais 1037.20€ / Internacionais 1.500€ (Formas e Prazos de Pagamento)

 

Avaliação/Registo/Publicação

Rótulo Texto
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 11-05-2020
Relatório de Autoavaliação
Registo inicial: R/A-Ef 3398/2011 de 18-03-2011
Registo de Alteração: R/A-Ef 3398/2011/AL01 de 02-07-2021
Acreditação Ordem dos Engenheiros - EUR-ACE | Certificado 2021-2027
Publicação em Diário da República Despacho n.º 8420/2021 | DR 2.ª série, n.º 165, 25 de agosto
Rótulo Texto

Regime Geral de Acesso  

Rótulo Texto
Requisitos de Admissão

Podem candidatar-se ao 2.º ciclo em Eng. Eletromecânica: a) titulares do grau de licenciado em Eng. Eletromecânica, Eng. Mecatrónica, Eng. Eletrotécnica, Eng. Mecânica, Eng. Aeronáutica; b) titulares de grau académico de engenharia ou áreas afins desde que cumpram, cumulativamente, com o mínimo de 30 ECTS na área científica de matemática, 12 ECTS da área científica de Física/Química e 60 ECTS em áreas científicas que possam ser associadas à Engenharia Mecânica e/ou à Engenharia Eletrotécnica. c) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional na área da Engenharia Eletromecânica, que ateste a sua capacidade para realização deste ciclo de estudos. A admissão à frequência do curso é dependente do respeito pelos critérios de admissão e da obtenção de uma nota de seriação maior ou igual a 10 valores. Nos casos em que a formação corresponda apenas parcialmente às competências requeridas, deve propor-se a admissão condicionada à frequência e aprovação num conjunto de UCs do 1º ciclo, não superior a 12 ECTS. A aprovação a estas UCs condicionará a conclusão do curso, e as classificações obtidas não serão contabilizadas na classificação final.

Vagas 30 (2025)
Cálculo da Nota de Acesso Engenharia Eletromecânica 2025

Sobre

Rótulo Texto
Objetivos Gerais Promover a formação educacional e social integrando os estudantes numa comunidade activa que responda às necessidades de interacção entre diferentes grupos de conhecimento estimulando a capacidade de diálogo, compreensão e de defesa dos seus pontos de vista de forma cívica e tecnicamente relevante. Desenvolver a expressão oral e escrita, promovendo a autoconfiança e facilitando a comunicação sem ambiguidades de conclusões e raciocínios, a especialistas e não especialistas. Promover a aplicação dos conhecimentos, da capacidade interpretação e compreensão adquiridas na resolução de problemas e concepção de produtos, equipamentos e sistemas, os quais estão intimamente relacionados com áreas científicas interdisciplinares e com condicionalismos tecnológicos, económicos, sociais e ambientais; Desenvolver capacidades de aprendizagem autónoma e auto-orientada que permitam ao especialista adaptar-se à constante evolução tecnológica.
Competências Dotar os formandos com a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, permitindo-lhes mesmo a capacidade para mudar princípios, métodos e técnicas de execução; Desenvolver competências de liderança e de decisão fundamentais para a auto-confiança e gestão de pessoas, processos, equipamentos e bens, normalmente em ambientes de escassez, procurando a optimização dos recursos, encorajando a cooperação, e consequentemente aumentos de produtividade; Criar competências que permitam a sua integração em equipas de investigação científica, despertando o gosto pelo método científico, pela inovação e empreendedorismo contribuindo para o incremento da qualidade da produção científica e tecnológica do país.
Saídas Profissionais Os Mestres em Engenharia Electromecânica têm aptidões para o desempenho de funções diversificadas de elevado prestigio e responsabilidade tanto no mundo Empresarial como Académico, exemplo disso são os cargos desempenhados por antigos estudantes de Engenharia Electromecânica: Engenheiros; Empresários; Directores de Fábrica; Directores de Manutenção; Directores de Produção; Directores de Desenvolvimento de Produtos; Directores de Recursos Humanos; Técnicos Especialistas, Formadores Técnicos; Inspectores/Certificadores; Professores Universitários; Investigadores; etc.
Infraestruturas - Universidade inserida numa cidade de média dimensão jovem e de ambiente acolhedor.- Universidade jovem e dinâmica com excelentes instalações:- Biblioteca totalmente informatizada com mais de 80000 livros, horário alargado e centenas de postos de trabalho informático.- Salas de aula para aprendizagem com computadores.- Laboratórios recentes e bem equipados.- Residências para alunos com mais de 800 camas.- Centro de informática com acesso a wireless (wi-fi), e-conteudos (e-learning), balcão virtual (acesso aos serviços académicos), comunicação internacionais em IP a 50Mbps, helpdesk, e-mail, página pessoal, etc.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI
Regulamento do Grau de Mestre em Engenharia Eletromecânica

Acordos Erasmus+

  • University of Chemical Technology and Metallurgy • Bulgária • Duração: S
  • Universidad de La Laguna • Espanha • Duração: S
  • Université de Lorraine • França • Duração: S
  • Università degli Studi di Brescia • Itália • Duração: S
  • Politechnika Krakowska im. Tadeusza Kosciuszki • Polónia • Duração: S
  • Uniwersytet Gdanski • Polónia • Duração: S
  • Uniwersytet Kazimierza Wielkiego w Bydgoszczy • Polónia • Duração: A
  • National University of Science and Technology Politehnica Bucharest • Roménia • Duração: S
  • Universitatea Tehnica „Gheorghe Asachi” din Iasi • Roménia • Duração: S
  • Batman Üniversitesi • Turquia • Duração: S

Departamento de Engenharia Eletromecânica

Calçada Fonte do Lameiro
6201-001 Covilhã
275 242 055
1811

Responsáveis

Foto Nome
Imagem d@ Davide Sérgio Baptista da Fonseca  [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Davide Sérgio Baptista da Fonseca
Foto Nome
 [Ficheiro Local]
Coordenador de Mobilidade
Abílio Manuel Pereira da Silva

Comissões

Comissão Científica
Davide Sérgio Baptista da Fonseca
Abílio Manuel Pereira da Silva
Alexandre Borges Miranda
André Ferreira Costa Vieira
António João Marques Cardoso
Pedro Miguel de Figueiredo Dinis Oliveira Gaspar
Pedro Nuno Dinho Pinto da Silva

Comissão de Coordenação Pedagógica
Davide Sérgio Baptista da Fonseca
Coordenadores Ano
Pedro Miguel de Figueiredo Dinis Oliveira Gaspar (1º)
Luís Carlos Carvalho Pires (2º)
Delegados Ano
Pedro Miguel Barata Andrade (1º)
Luís Miguel Gomes Venâncio (2º)

Comissão de Creditação
Davide Sérgio Baptista da Fonseca
Abílio Manuel Pereira da Silva
André Ferreira Costa Vieira
António João Marques Cardoso

Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.