3. Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas recebe acreditação máxima

•   27 de outubro de 2020

Curso da Faculdade de Artes e Letras acreditado por seis anos, pela A3ES.

Ficheiro com o nome: A3ES_Acreditacao

O 2.º Ciclo em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas da Universidade da Beira Interior (UBI) está acreditado pelo período máximo de seis anos, sem qualquer condição. A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior analisou de forma amplamente positiva o curso que integra a oferta formativa da Faculdade de Artes e Letras.

A apreciação global da Comissão de Avaliação Externa considera que o curso “mantém um padrão de qualidade que reflete não apenas os anos de experiência de ensino e investigação da instituição, mas também o modo sério, constante, experiente e inovador com que as diversas direções dos cursos e os seus docentes, ao longo dos anos, produziram investigação sólida e a souberam traduzir em planos de estudo e relevantes atividades científicas e pedagógicas”.

Lembrando as condições de interioridade, a Comissão salienta que o trabalho da UBI nas Ciências da Comunicação“ é hoje amplamente reconhecido pela comunidade académica do campo em geral e por esta CAE em particular”.

Na avaliação realizada este ano e que serviu de base à acreditação, são destacados como pontos fortes do mestrado as alterações introduzidas no curso que conduziram a um 2.º Ciclo mais centrado e especializado em Comunicação Estratégica; a adequação e boa qualidade de um corpo docente que não só cumpre os requisitos legais como apresenta uma considerável experiência de lecionação; a inclusão de projeto com relatório, em alternativa à elaboração de uma dissertação ou relatório de estágio; a introdução da unidade curricular “Práticas de Trabalho Científico”; e a introdução de unidades curriculares quer de “Estratégia Empresarial”, lecionada pelo Departamento de Gestão e Economia no primeiro ano curricular do curso, quer de “Práticas de Trabalho Científico em Comunicação Estratégica”, no segundo ano curricular do curso.

Os requisitos de admissão ao Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas permitem o acesso a titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, em Ciências da Comunicação ou em outras áreas científicas. A legislação em vigor permite ainda o acesso a detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo órgão científico competente da universidade, como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos.

Este curso fornece uma preparação adequada para o desenvolvimento de uma carreira profissional ou de investigação na área disciplinar das ciências da comunicação, na vertente de Publicidade e Relações Públicas. Os estudantes podem optar por um percurso mais profissionalizante ou mais centrado na investigação. Quem optar por um mestrado profissionalizante concluirá o seu curso com a realização de um estágio curricular de três meses numa empresa de comunicação, ou com a elaboração de um Projeto de comunicação aplicado. Quem prefira o ramo de Investigação prepara um projeto de investigação e dedicará o 2º ano do curso à elaboração da respetiva dissertação.

2.º Ciclo Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas

Data da última atualização: 2020-10-27