You need to activate javascript for this site.
Menu Conteúdo Rodapé
  1. Home
  2. Courses
  3. Programa de Capacitação Pedagógica - Docente Digital
  4. Programa de Capacitação Pedagógica - Docente Digital

Programa de Capacitação Pedagógica - Docente Digital

Code 17260
Year 1
Semester L0
ECTS Credits 2
Workload T(20H)
Scientific area Education Sciences
Entry requirements • Competências digitais de nível elementar, nomeadamente: processamento de texto (nível independente); criação de conteúdos (nível básico); comunicação online (nível básico); segurança da informação (nível independente);domínio da plataforma Moodle (nível independente).Sem prejuízo dos critérios anteriores, deverão também ser considerados os seguintes aspetos: interesse, motivação e disponibilidade para a realização do programa de formação; facilidade de relacionamento interpessoal (capacidade de comunicação e interação, facilidade de cooperação e de trabalho em equipa (colaboração), capacidade de coordenação de trabalho, capacidade de adaptação a diferentes situações, …); competências pessoais e sociais adequadas à atividade (comunicação, autonomia, gestão do tempo, assertividade, capacidade de resolução de problemas, espírito empreendedor, iniciativa, criatividade, flexibilidade, …); e outras que se venham a verificar necessárias para a concretização dos objetivos deste programa.
Learning outcomes Objetivo geral de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino:
Desenvolver nos docentes do ensino superior competências pedagógicas digitais para a aplicação eficaz das tecnologias (online e híbrido) no processo ensino aprendizagem dos seus estudantes.
Syllabus 1- Introdução ao E-Learning e ao Ambiente Online
2- Design de Cursos de Formação Online
3- Criação e Utilização de Conteúdos Educativos
4- Dinamização da Aprendizagem Online
5- Avaliação da Aprendizagem Online
Main Bibliography Dias, Ana et al. (2014), Carta da Qualidade e-Learning em Portugal, Tecminho, Universidade do Minho. Dias, Ana; Gomes, Maria João (orgs.) et al. (2007), E-Conteúdos para e-Formadores, TecMinho, Universidade do Minho. Figueiredo, António Dias (2016), Histórias, mitos e aspirações das TIC na educação em Portugal, em Aprendizagem, TIC e Redes Digitais. Moreira, J. António; Monteiro, Angélica (orgs.) (2012), Ensinar e aprender online com tecnologias digitais, Porto Editora. Pedro, Neuza (2017), Interação Online: O Papel do Tutor na Mediação da Aprendizagem, in Educação no Ciberespaço, Ed. Universitária Tiradentes. Pedro, Neuza (2020), As tecnologias digitais e o futuro do ensino/formação, Revista Dirigir&Formar, nº29, IEFP. Peres, Paula et al. (2015), Guia prático do e-Learning, Vida Económica. Santos, Arnaldo et al. (2014), Projetos de e-Learning - inovação, implementação e gestão, Lidel.
Teaching Methodologies and Assessment Criteria A avaliação dos participantes será formativa, contínua e sistemática, baseada na realização de atividades e desafios. Feedback e tutoria ativa.
Language Portuguese. Tutorial support is available in English.
Last updated on: 2025-03-19

The cookies used in this website do not collect personal information that helps to identify you. By continuing you agree to the cookie policy.