Code |
17260
|
Year |
1
|
Semester |
L0
|
ECTS Credits |
2
|
Workload |
T(20H)
|
Scientific area |
Education Sciences
|
Entry requirements |
• Competências digitais de nível elementar, nomeadamente: processamento de texto (nível independente); criação de conteúdos (nível básico); comunicação online (nível básico); segurança da informação (nível independente);domínio da plataforma Moodle (nível independente).Sem prejuízo dos critérios anteriores, deverão também ser considerados os seguintes aspetos: interesse, motivação e disponibilidade para a realização do programa de formação; facilidade de relacionamento interpessoal (capacidade de comunicação e interação, facilidade de cooperação e de trabalho em equipa (colaboração), capacidade de coordenação de trabalho, capacidade de adaptação a diferentes situações, …); competências pessoais e sociais adequadas à atividade (comunicação, autonomia, gestão do tempo, assertividade, capacidade de resolução de problemas, espírito empreendedor, iniciativa, criatividade, flexibilidade, …); e outras que se venham a verificar necessárias para a concretização dos objetivos deste programa.
|
Learning outcomes |
Objetivo geral de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino: Desenvolver nos docentes do ensino superior competências pedagógicas digitais para a aplicação eficaz das tecnologias (online e híbrido) no processo ensino aprendizagem dos seus estudantes.
|
Syllabus |
1- Introdução ao E-Learning e ao Ambiente Online 2- Design de Cursos de Formação Online 3- Criação e Utilização de Conteúdos Educativos 4- Dinamização da Aprendizagem Online 5- Avaliação da Aprendizagem Online
|
Main Bibliography |
Dias, Ana et al. (2014), Carta da Qualidade e-Learning em Portugal, Tecminho, Universidade do Minho. Dias, Ana; Gomes, Maria João (orgs.) et al. (2007), E-Conteúdos para e-Formadores, TecMinho, Universidade do Minho. Figueiredo, António Dias (2016), Histórias, mitos e aspirações das TIC na educação em Portugal, em Aprendizagem, TIC e Redes Digitais. Moreira, J. António; Monteiro, Angélica (orgs.) (2012), Ensinar e aprender online com tecnologias digitais, Porto Editora. Pedro, Neuza (2017), Interação Online: O Papel do Tutor na Mediação da Aprendizagem, in Educação no Ciberespaço, Ed. Universitária Tiradentes. Pedro, Neuza (2020), As tecnologias digitais e o futuro do ensino/formação, Revista Dirigir&Formar, nº29, IEFP. Peres, Paula et al. (2015), Guia prático do e-Learning, Vida Económica. Santos, Arnaldo et al. (2014), Projetos de e-Learning - inovação, implementação e gestão, Lidel.
|
Teaching Methodologies and Assessment Criteria |
A avaliação dos participantes será formativa, contínua e sistemática, baseada na realização de atividades e desafios. Feedback e tutoria ativa.
|
Language |
Portuguese. Tutorial support is available in English.
|