Ano:
Objetivos Gerais
|
Proporcionar experiências de planificação, ensino e avaliação em contexto escolar.
Reflectir crítica e multidisciplinarmente sobre o contexto de intervenção pedagógica.
Problematizar currículos nacionais e internacionais através de uma investigação pedagógica/didáctica.
Incentivar uma cultura investigativa e colaborativa.
Enquadramentos culturais actuais (conceptuais/ sociais/ éticos).
Desenvolver planos de acção (temas, objetivos e estratégias), que decorram da análise das práticas de Ensino/Aprendizagem e contribuam para o seu aperfeiçoamento.
Articular objectivos de projecto, de formação e actuação docente com o desenvolvimento de capacidades de reflexão, auto-direcção, colaboração e criatividade/ inovação.
Articular e desenvolver competências adquiridas no âmbito científico, pedagógico, didáctico e social na prática docente.
Promover e integrar a transdisciplinaridade.
Contribuir para a interação escola-meio. |
Competências
|
Define e articula objectivos e estratégias de Ensino/ Aprendizagem (E/ A) que favoreçam o desenvolvimento de capacidades de reflexão, autonomia, colaboração, criatividade e inovação.
Fundamentação ética e conceptual relevante, orientada para o sucesso educativo.
Demonstra estratégias de investigação científico/ pedagógica para o aperfeiçoamento das práticas de E/ A.
Usa a planificação como guia de ação, ajustando-a à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
Mobiliza/aprofunda conhecimentos disciplinares e didácticos relevantes à concretização das planificações.
Articula decisões com documentos reguladores e contexto de E/ A.
Integra na planificação/ acção, a dimensão do 'aprender a aprender.'
Sequencia a acção de forma motivadora e significativa para os alunos.
Promove participação e negociação de saberes, experiências e decisões.
Envolve os alunos em práticas de reflexivas no contexto de E/A.
Estimula criatividade, espírito crítico, autoconfiança e vontade de aprender.
Compreende/ avalia a acção docente ao se posicionar criticamente face à mesma (o que faço? porquê? com que implicações?), problematizando-a à luz de conceitos e contexto de acção.
Recolhe informação para compreender/ avaliar a acção (diálogo, observação de aulas, análise das práticas de atelier/ sala de aula, etc, propondo respostas eficazes às problematizações decorrentes.
Promove a abertura ao diálogo e partilha/ cooperação entre docente e discente.
Demonstra honestidade intelectual.
Reflecte (oralmente/por escrito) sobre a prática profissional docente e os contextos em que esta decorre.
Documenta a sua reflexão com elementos da prática (materiais pedagógicos, registos de observação, dados de investigação, obra visual dos alunos).
Enquadra a escola e a comunidade como espaços de educação inclusiva e de intervenção social, no contexto de uma formação integral dos alunos para a cidadania, integrando no projecto curricular a cultura local.
Participa na construção, desenvolvimento e avaliação do PEE, desenvolvendo atividades extracurriculares previstas ou propondo-as, do PCT, bem como nas atividades de administração e gestão da escola.
Atende à articulação entre os vários níveis e ciclos de ensino.
Colabora com todos os intervenientes no processo educativo, favorecendo a criação e o desenvolvimento de relações de respeito mútuo.
Valoriza a escola enquanto polo de desenvolvimento social e cultural, cooperando com outras instituições da comunidade e participando nos seus projectos.
Comunica conclusões, conhecimentos e raciocínios de forma clara. |
Saídas Profissionais
|
Habilitação Profissional para a docência em Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário – grupo de recrutamento 600. [Decreto-Lei n.º 75/2010 de 23 de Junho (Ministério da Educação) Artigo 54.º [...] 1 - A aquisição por docentes profissionalizados, integrados na carreira, do grau académico de mestre em domínio directamente relacionado com a área científica que leccionem ou em Ciências da Educação confere direito à redução de um ano no tempo de serviço legalmente exigido para a progressão ao escalão seguinte, desde que, em qualquer caso, na avaliação do desempenho docente lhes tenha sido sempre atribuída menção qualitativa igual ou superior a Bom. (https://dre.pt/application/file/130783)]
Habilitação para a Carreira de Técnico Superior (Museus/ Autarquias, para práticas pedagógicas no âmbito das artes visuais e serviços educativos).
Assessoria para empresas públicas e privadas (Autarquias, museus, fundações, associações, outros organismos, para práticas pedagógicas no âmbito das artes visuais e serviços educativos). |
Infraestruturas
|
Salas para Desenho e Práticas de Atelier.
Biblioteca (https://www.ubi.pt/Entidade/Biblioteca).
Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA).
Laboratórios de Fotografia (Revelação e ampliação de fotografia em P/ B). Cinubiteca (Sala p/ cinema digital). Laboratório de Línguas. Anfiteatros (congressos, colóquios, etc).
|