Código |
10257
|
Ano |
3
|
Semestre |
S1
|
Créditos ECTS |
6
|
Carga Horária |
PL(30H)/T(30H)
|
Área Científica |
Bioquímica
|
Tipo de ensino |
Presencial
|
Estágios |
Não estão previstos estágios.
|
Objectivos de Aprendizagem |
Nesta Unidade Curricular pretende-se que o estudante aprenda os fundamentos da Microbiologia, incluindo estrutura e biologia dos microrganismos, diversidade e ecologia microbiana, controlo do crescimento microbiano, assim como das técnicas básicas utilizadas em Microbiologia.
No final desta UC o estudante deve ser capaz de: -Reconhecer a importância da Microbiologia no contexto da vida prática, do ambiente e da saúde; -Reconhecer e descrever características de diferentes classes de microrganismos; -Identificar e descrever os princípios da nutrição e genética microbiana; -Descrever mecanismos de acção de métodos fisicos e quimicos no controlo do crescimento microbiano; -Executar procedimentos laboratoriais utilizados no estudo dos microrganismos e seguir as normas de segurança em Microbiologia; -Trabalhar em grupo e comunicar aos outros conhecimento em microbiologia; -Analisar e interpretar resultados experimentais com rigor científico e espírito crítico
|
Conteúdos programáticos |
1.INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA 2.MICROBIOLOGIA CELULAR- Microrganismos procariotas e eucariotas: ultra-estrutura e função celular. 3.METABOLISMO MICROBIANO- Exigências nutricionais. Metabolismo energético e biossintético. 4.CRESCIMENTO E CONTROLO- Cinética do crescimento e morte celular. Tipos de cultura. Controlo do crescimento por métodos físicos e químicos. Agentes quimioterapêuticos. 5.GENÉTICA MICROBIANA- Genoma bacteriano. Testes de mutagenicidade. Plasmídeos. Processos de transferência horizontal de genes. Elementos móveis de DNA. 6.DIVERSIDADE MICROBIANA- Taxonomia clássica e molecular: evolução, filogenia e classificação. Bactérias, fungos, parasitas e vírus. 7.AULAS LABORATORIAIS - Regras de segurança no lab Microb. Preparação e utilização de Meios de cultura. Isolamento de culturas e contagem de bactérias viáveis. Técnicas de coloração de microrganismos. Identificação de microrganismos. Susceptibilidade a antimicrobianos. Transformação genética de microrganismos.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
A avaliação dos alunos é realizada de forma contínua considerando 3 factores de avaliação, com a seguinte ponderação:(50%T)+(40%P)+(10%S);T-classificação de 2 testes parciais ou exame final; P-avaliação do desempenho laboratorial,exame prático e teste teórico-prático ;S-nota do seminário.
|
Bibliografia principal |
1- Bibliografia Principal
•Willey, J., Sherwood, L.M.; Woolverton, C.J. (2011). Prescott’s Microbiology, Eighth Edition, McGraw-Hill Higher Education, New York, NY. •Canas Ferreira, W.F., Sousa J. C., Lima, N. (2010) Microbiologia. Lidel, Edições técnicas
2- Bibliografia Complementar
•Madigan, M. T., Martinko, J.M., Parker, J. (2008). Brock Biology of Microorganisms, Prentice Hall Editions, 12th edition •Cappucino J. G., Sherman, N. ( 2008 ) Microbiology- a laboratory Manual, 8a ed., Addison-Wesley Publishing Company.
|
Língua |
Português
|