Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Civil
  4. Hidrologia e Recursos Hídricos

Hidrologia e Recursos Hídricos

Código 10302
Ano 4
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Hidráulica e Ambiente
Tipo de ensino Presencial (aulas teóricas e práticas de laboratório).
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Objectivos:
Proporcionar aos alunos conhecimentos que os habilitem à prática de projecto nas áreas de hidrologia das águas superficiais e da drenagem de águas pluviais em meio urbano.

Competências:
(a) Dimensionar obras de drenagem de águas pluviais.
(b) Saber e compreender os conceitos relacionados com os fenómenos hidrológicos e com os recursos hídricos em geral (disponibilidades e necessidades).
(c) Compreender o comportamento hidrológico de uma bacia hidrográfica, incluindo o processo de formação do escoamento superficial.
(d) Caracterizar e avaliar recursos hídricos (temporal e espacialmente).
(e) Caracterizar e avaliar cheias, incluindo estimação de precipitações intensas e caudais de ponta de cheia e respectivos hidrogramas.
Conteúdos programáticos 1. RECURSOS HÍDRICOS: Armazenamentos e fluxos de água no Globo, nos continentes, na Península Ibérica e em Portugal. Ciclo hidrológico. Águas superficiais e subterrâneas. Obras e sistemas para transformar recursos hídricos potenciais em disponíveis. Prejuízos causados pela água e seu controlo. Mudanças climáticas. Legislação.
2. HIDROLOGIA: Processo de formação do escoamento. Bacias hidrográficas e processos hidrológicos. Balanço Hidrológico. Precipitação. Evapotranspiração. Infiltração. Escoamento. Avaliação do escoamento anual a partir de elementos climáticos. Período de retorno e risco. Precipitações intensas. Análise de cheias em rios. Hidrogramas de cheia. Caudal de dimensionamento de obras. Aproveitamento de recursos hídricos.
3. HIDROLOGIA URBANA: Concepção e constituição de sistemas de drenagem de águas pluviais. Cálculo de caudais pluviais. Bacias de detenção. Dimensionamento hidráulico de colectores.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas teóricas – T (exposição dos conteúdos programáticos apoiada em documentação relativa a casos práticos), aulas práticas – PL (resolução de exercícios de aplicação e elaboração de trabalhos práticos).

Avaliação: trabalho prático (PL) + exame escrito (E) + assiduidade
assiduidade superior a 75%
trabalho prático: relatório (25%) + entrega e discussão de exercício semanal na aula (25%)
exame escrito: duas provas individuais ou exame. Data da 1ª prova: 8/11/2019. Data da 2ª prova: 10/01/2020.
Classificação final: CF = máx [0,50 x (PL) + 0,50 x média(E)] com PL > 10,0v e Ei > 8,0v e CF > 9,5v
Prova oral se CF > 17v
Bibliografia principal - Elementos de apoio à UC (disponibilizados no E-CONTEÚDOS).
-Hipólito, J. R., & Vaz, A. C. (2011). Hidrologia e recursos hídricos. Editora Universitaria do Instituto Superior Tecnico, Lisboa.
- Sousa, E.R. (2002). Saneamento Ambiental I. Sistemas de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais, Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal.
- Quintela, A. Carvalho (1996). Hidrologia e Recursos Hídricos. Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico. Secção de Folhas, Lisboa, Portugal.
- Lencastre, A. e Franco, M. (1992). Lições de Hidrologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.
- Shaw, E. M., Beven, K. J., Chappell, N. A., & Lamb, R. (2010). Hydrology in practice. CRC Press.
- Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais
Língua Português
Data da última atualização: 2016-09-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.