Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Aeronáutica
  4. Órgãos de Máquinas

Órgãos de Máquinas

Código 10366
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Mecânica e Termodinâmica
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não Aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Nesta UC pretende-se que o aluno estruture os conhecimentos sobre comportamento mecânico dos materiais, adquira capacidade de análise e atitude de síntese daqueles conhecimentos direcionadas para projeto/dimensionamento e apreenda conceitos, características e finalidades de elementos mecânicos.
Analisar o comportamento mecânico dos materiais no que concerne às tensões e deformações, comportamento elástico e plástico, leis constitutivas e resistência.
Estabelecer conceitos, finalidades e características dos componentes de sistemas mecânicos por forma a abarcar aspectos referentes ao funcionamento, seleção, projeto/dimensionamento (estático e à fadiga), segurança e fiabilidade de equipamentos mecânicos.
Projetar órgãos de máquinas alicerçando uma metodologia e procedimentos aplicáveis à generalidade dos elementos de máquinas, mecanismos, máquinas e estruturas.
Conteúdos programáticos 1 – Introdução: Considerações e metodologias sobre projecto mecânico; Materiais utilizados em órgãos de máquinas; Ruína de componentes mecânicos e causas; Códigos/Regulamentos e Normas; Coeficientes de segurança. 2 – Fadiga de componentes mecânicos: Caracterização do processo de ruína por fadiga; Curvas de resistência; Métodos de dimensionamento/projecto à fadiga. 3 – Molas: Tipos de molas; Tensões e deformações; Dimensionamento. 4 – Ligações soldadas: Tipos de juntas e tipos de cordão; Cálculo de juntas soldadas. Ligações coladas. 5 – Rebites e ligações rebitadas: Tipos de rebites; Solicitações e dimensionamento de ligações rebitadas. 6 – Parafusos e peças roscadas: Tipos de roscas; Parafusos de transmissão de movimento; Ligações aparafusadas: Solicitações e dimensionamento de parafusos. 7 – Veios e uniões: Dimensionamento de veios; Chavetas; Ranhuras e canelados; Uniões de veios. 8 – Engrenagens: Dentado; Propriedades da evolvente; Tipos de engrenagens; Esforços nos dentes.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação a) Testes parciais ou um teste global. A classificação final é a média ponderada dos testes parciais ou a nota do teste global;
b) Os alunos com a nota mínima de 6 valores serão admitidos a exame final.
Serão aprovados os alunos que, em a) ou b), obtiverem nota igual ou superior a 9,5 valores.

--
Bibliografia principal 1. Bibliografia principal:
Aurélio Reis: "Apontamentos de Órgãos de Máquinas".
Joseph E. Shigley, Charles R. Mischke, Richard G. Budynas: "Mechanical Engineering Design", Mc Graw-Hill.
C. Moura Branco, J. Martins Ferreira, J. Domingues da Costa, A. Silva Ribeiro: "Projecto de Órgãos de Máquinas", Fundação Calouste Gulbenkian.
G. Henriot: "Traité Théorique et Pratique des Engrenages", Dunod.
2. Bibliografia complementar
Robert C. Juvinall, Kurt M. Marshek: "Fundamentals of Machine Component Design", John Wiley & Sons, Inc.
- "DUBBEL – Handbook of Mechanical Engineering", Springer-Verlag.
Gustav Niemann: "Elementos de Máquinas, Vol. I, II e III", Edgar Blucher Ltda.
Robert L. Norton: "Projeto de Máquinas - Uma abordagem integrada", Artmed Editora S.A.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.