Código |
11104
|
Ano |
1
|
Semestre |
S2
|
Créditos ECTS |
6
|
Carga Horária |
PL(30H)/T(30H)
|
Área Científica |
Informática
|
Tipo de ensino |
Presencial.
|
Estágios |
Não aplicável.
|
Objectivos de Aprendizagem |
Nesta UC pretende-se que o estudante aprenda a incorporar, controlar, sincronizar e transformar os diferentes tipos de média na Web. Para isso começa por se apresentar uma pequena história do multimédia na Web. É feita uma revisão dos diferentes codificadores e das diferentes normas e são apresentadas formas de conversão de formatos. Também é feita referência aos problemas relacionados com copyrights. Depois desta introdução são apresentados os métodos existentes que permitem a incorporação, controlo, sincronização e transformação dos diferentes tipos de média na Web.
No fim desta disciplina os alunos deverão ser capazes de:
OBJ1- Caracterizar a área de multimédia na web, suas abordagens, fundamentos e aplicações
OBJ2- Desenvolver aplicações recorrendo às técnicas ensinadas nesta UC.
|
Conteúdos programáticos |
CP1 História do multimédia na Web.
CP2 Codificadores e Conversões.
CP3 Copyrights.
CP4 Incorporar áudio e vídeo.
CP5 Controlar os diferentes média.
CP6 Sincronizar os diferentes média.
CP7 Transformar os diferentes média.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
A UC contempla aulas teóricas e aulas práticas laboratoriais.
Nas aulas teóricas o docente apresenta os tópicos do programa e discute os seus conteúdos com os estudantes. Nas aulas práticas os estudantes resolvem problemas propostos usando as várias linguagens adequadas, entre elas, HTML, CSS e JavaScript.
Avaliação de conhecimentos (14 pontos - 70%) - 2 testes
Trabalho prático (6 pontos - 30%)
Presença obrigatória em 80% das aulas.
|
Bibliografia principal |
Writing for Multimedia and the Web (Third Edition). A Practical Guide to Content Development for Interactive Media. Timothy Garrand. ISBN: 978-0-240-80822-2.
Introducing HTML5 Bruce Lawson. Remy Sharp. Editor – New Riders
The Book of CSS3. A Developer ´ s Guide to the Future of Web Design Peter Gasston. Editor -- No Starch Press
The Essential Guide to HTML5. Using Games to Learn HTML5 and JavaScript Jeanine Mayer Editor -- Friendsoft, an Apress Company.
Stunning CSS3. Zoe mickley Gillenwater Editor -- New Riders.
|
Língua |
Português
|