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Avaliacão e Intervenção em Contextos de Saúde

Código 11769
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial
Estágios NA
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se que o estudante aprenda, relacione e aplique os principais paradigmas de intervenção na área da promoção da saúde e prevenção da doença e na área da adaptação à doença e tratamentos médicos.
O estudante deverá ser capaz de:
- Identificar os principais contextos de intervenção do psicólogo da saúde;
- Identificar as técnicas/instrumentos de avaliação psicológica mais usados em contextos de saúde;
- Explicar os fundamentos teóricos e práticos da intervenção nas áreas da promoção da saúde e da adaptação à doença;
- Eleger, planear e aplicar metodologias adequadas à intervenção psicológica em diferentes doenças e em diferentes fases da doença;
- Compreender o enquadramento dos cuidados paliativos no continuum de cuidados a pessoas com doença crónica e terminal;
- Discutir a pertinência da adoção de uma perspetiva desenvolvimentista na intervenção em psicologia pediátrica;
- Selecionar, planear e aplicar as principais metodologias de intervenção em psicologia clínica pediátrica;
- Discutir questões éticas e deontológicas da intervenção em contextos de saúde;
- Avaliar criticamente investigação científica nesta área.
Conteúdos programáticos 1. Introdução à Psicologia da Saúde: fundamentos, objetivos e contextos de intervenção.
2. A avaliação psicológica em contextos de saúde: alguns exemplos de técnicas e instrumentos.
3. Modelos de intervenção para a promoção da saúde e prevenção da doença.
4. Modelos de intervenção na adaptação à doença e aos tratamentos médicos.
5. Intervenção psicológica na doença crónica (e.g., diabetes, doença oncológica).
6. Intervenção psicológica na doença terminal: cuidados paliativos.
7. Intervenção psicológica em Psicologia Pediátrica.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino aprendizagem incluem o levantamento e sistematização de conhecimentos, a exposição de conteúdos teóricos, a análise e discussão de documentos e de programas/casos, role playing e realização de trabalhos individuais e em grupo.
Os parâmetros considerados na avaliação desta UC são:
1. um (1) teste individual de avaliação de conhecimentos: 65% da nota final;

2. um (1) trabalho de grupo (4 a 5 alunos), com apresentação oral: 35% da nota final;




Bibliografia principal - Barros, L. (2003). Psicologia Pediátrica: perspetiva desenvolvimentista (2ª Ed.). Lisboa: Climepsi.
- Bennett, P. (1999). Psychology and health promotion. Buckingham: Open University.
- Joyce-Moniz, L. & Barros, L. (2005). Psicologia da doença para cuidados de saúde. Desenvolvimento e intervenção. Porto: Edições Asa.
- Ribeiro, J. P. (2007). Avaliação em psicologia da saúde: instrumentos publicados em Português. Coimbra:Quarteto.
- Roberts, M. (2009). Handbook of Pediatric Psychology (4th Ed.). N.Y.: The Guilford Press.
- Salazar, H. (2017). Intervenção Psicológica em Cuidados Paliativos. Lisboa: Pactor.
- Sarafino, E. P. & Smith, T. W. (2012). Health psychology: biopsychosocial interactions (7th Ed.). N.Y.:John Wiley & Sons.
- Silva, I. L. (2006). Psicologia da diabetes: análise dos aspetos psicossociais, problemática e intervenção.Coimbra: Quarteto.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-01-27
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