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Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes

Código 11786
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Psicologia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios NA
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se construir um quadro compreensivo e integrador da intervenção psicológica com crianças e adolescentes, com aprofundamento de conhecimentos e competências no domínio dos modelos, técnicas e programas de intervenção psicológica. O estudante deverá ser capaz de:
. Compreender as especificidades da consulta psicológica com crianças e adolescentes;
. Aplicar os princípios desenvolvimentistas à análise e intervenção nos problemas psicológicos de crianças e adolescentes;
. Identificar os principais tipos de perturbações emocionais, comportamentais e de desenvolvimento na infância e adolescência;
. Selecionar, planear e aplicar as principais metodologias de intervenção adequadas aos diferentes problemas;
. Ler e interpretar, de forma crítica, literatura científica desta área;
. Desenvolver competências de relação interpessoal no quadro da intervenção terapêutica;
. Apresentar um comportamento ético e deontológico responsável.
Conteúdos programáticos 1. Introdução à Intervenção Psicológica com crianças e adolescentes: Aspetos desenvolvimentistas; O processo de consulta psicológica.
2. Apresentação de modelos específicos de intervenção associados a temáticas de grande incidência na consulta psicológica com crianças e adolescentes (e.g. perturbações de eliminação; perturbações do neurodesenvolvimento; perturbações de ansiedade; perturbações disruptivas, do controlo dos impulsos e do comportamento).
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino aprendizagem incluem o levantamento e sistematização de conhecimentos, a exposição de conteúdos teóricos, a análise e discussão de documentos, de programas de intervenção psicológica, role playing e realização de trabalhos individuais e em grupo.

Os parâmetros considerados na avaliação desta UC são:
1. um (1) teste individual de avaliação de conhecimentos: 50% da nota final;
2. um (1) trabalho de grupo (3 a 4 alunos): 50% da nota final.
Bibliografia principal - American Psychiatric Association (2014). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais: DSM-5. Lisboa: Climepsi.
- Barros, L. (2004). Perturbações de eliminação na infância e na adolescência. Lisboa: Climepsi.
- Carr, A. (2014). Manual de psicologia clínica da criança e do adolescente: uma abordagem contextual.
Braga: Psiquilibrios.
- Carr, A. (2008). The handbook of child and adolescent clinical psychology (2nd Ed.). New York: Routledge.
- Gullota, T. P. & Blau, G. M. (Ed.) (2008). Handbook of childhood behavioral issues: evidence-based approaches to prevention and treatment. N.Y.: Taylor & Francis.
- Kendall, P. (2010). Child and adolescent therapy: cognitive-behavioral procedures (2nd Ed.). New York: The Guilford Press
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-18
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