Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
  4. Didática do Português I

Didática do Português I

Código 12044
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 9
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Didática do Português
Tipo de ensino Teórico-pratico.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem -Refletir sobre o ensino-aprendizagem da Língua Materna em contexto pedagógico.
-Elaborar um currículo em Língua Materna.
-Elaborar um currículo em Língua não Materna.
-Distinguir o processo de produto na aprendizagem e desenvolvimento da capacidade de escrever.
-Dinamizar estratégias de intervenção global.
-Formar leitores.
-Refletir sobre a relação entre língua e cultura e sobre o seu ensino.
-Formar alunos dotados de um potencial formativo nos domínios do saber, da cultura e dos valores.
Conteúdos programáticos - O Espaço Didático/Metodologia do Ensino do Português–especificidade; - Elementos de um currículo em Língua Materna: objetivos, conteúdos, estratégias e atividades;-Elementos de um currículo em língua não materna. Operacionalização do currículo; - Modelos de análise de interação verbal; - Comunicação e expressão oral; - Usos e modalidades do oral; - A realidade na Escola e na aula de Português. - Modelos de leitura; - Usos e modalidades de leitura; - Bases para um programa sistemático e integrado de promoção da leitura; - A leitura como atividade transversal ao currículo; - Metodologias e leitura crítica; - Metodologia de leitura de uma obra integral; - A escrita Modelos processuais de escrita; - Estratégias de intervenção; - Princípios orientadores de um programa de promoção da escrita; - Práticas de avaliação; - Os processos de correção e de gestão pedagógica do erro; - Os manuais escolares - o papel dos manuais escolares na aula de Língua Materna.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Práticas situadas, ensino explícito, enquadramento crítico, práticas transformadas, práticas de participação textual com análise crítica do texto, prática cujos modelos permitem entender a cultura como tecelagens.
Os alunos terão oportunidade de construir um portfólio que os ensinará a crescer como sujeitos ativos, interventivos e críticos, com competências para entender o mundo numa perspetiva sociocultural e sobretudo agir.
Bibliografia principal Castro, Rui Vieira (1991), Aspectos da Interacção Verbal em Contexto Pedagógico, Lisboa, Livros Horizonte, B.E..
Pedro, Emília R. (1982), O Discurso na Aula. Uma análise sociolingística da prática escolar em Portugal, Lisboa, Ed. Rolim.
Barbeiro, L. F. (2000), A Escrita. Construir a Aprendizagem, I.E.P., Universidade do Minho, Braga.
Sardinha, M., G. e Azevedo, F. (2009). Modelos e práticas em Literacia. Lidel.
Sardinha, M., G. e Azevedo, F. (2011). Leitura e Bibliotecas. Trilhos da mesma narrativa. Lulu Entreprises, Raleigh, NC, Estados Unidos.
Sardinha, M., G. e Azevedo, F. (2012). Didática e práticas. A língua e a educação literária. Guimarães. Opera Omnia.
Osório, P. (2008). Português Língua segunda e português língua estrangeira: das teorias às práticas. Lidel: Lisboa
Araújo e Sá, M. H.; Melo-Pfeifer, S. (Orgs.) 2010. Formação de formadores para a intercompreensão. Princípios, práticas e reptos. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.