Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
  4. Didática do Espanhol II

Didática do Espanhol II

Código 12050
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Didática do Espanhol
Tipo de ensino Teórico-prático.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem -Criar, desenvolver e avaliar unidades didáticas. -Conhecer as habilidades linguísticas e criar atividades para as trabalhar em sala de aula. -Refletir criticamente sobre o processo de ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira para poder tirar conclusões sobre a futura prática docente. -Refletir sobre o processo de avaliação no marco do ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. -Analisar materiais didáticos para o ensino de ELE e os documentos reguladores do ensino do espanhol em Portugal. -Compreender e utilizar terminologia específica na área de ensino de ELE.
Conteúdos programáticos -Desenvolvimento e interrelação das habilidades ou competências linguísticas e de comunicação. Compreensão oral, compreensão escrita, expressão oral, expressão escrita, interação oral. -Programação de unidades didáticas. Programas de ensino do espanhol como língua estrangeira: QECRL, Instituto Cervantes, Programas de Espanhol no Ensino Básico e Secundário. Programar atividades e unidades didáticas. Desenvolvimento de unidades didáticas. -O processo de avaliação no Espanhol como Língua Estrangeira. Modelos e escalas de avaliação. Avaliação das habilidades linguísticas. Avaliação de unidades didáticas.
Bibliografia principal -Consejo de Europa (2001). Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza, evaluación. Madrid: Instituto Cervantes. -Fernández, S. (2003). Propuesta curricular y Marco común europeo de referencia: desarrollo por tareas. Madrid: Edinumen / Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. -García Santa-Cecilia, A. (2000): Cómo se diseña un curso de lengua extranjera. Madrid: Arco Libros. -Gelabert, M. J. et al. (2002). Producción de materiales para la enseñanza del español. Madrid: Arco Libros, Cuadernos de Didáctica del Español/LE. -Giovannini, A. (1996). Profesor en acción 3. Madrid: Edelsa. -Moreno García, C. (2011). Materiales, estrategias y recursos para la enseñanza del español como 2/L. Madrid: Arco-Libros. -Sánchez Lobato, J. e I. Santos Gargallo (Dirs.) (2004): Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2) / lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL.
Língua Português
Data da última atualização: 2015-06-29
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.