Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Economia
  4. Microeconomia I

Microeconomia I

Código 12079
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Economia
Tipo de ensino Ensino Presencial.
Estágios Não tem.
Objectivos de Aprendizagem 1. Reconhecer/Enunciar/Resolver problemas de Microeconomia
2. Resolver problemas do quotidiano com as diversas ferramentas aprendidas.
3. Analisar o funcionamento básico da formação de preços e mercados.


1. Consegue enunciar e resolver problemas de Microeconomia.
2. Consegue definir conceitos microeconómicos.
3. Consegue resolver problemas quotidianos através dos conceitos que aprendeu na unidade curricular.
4. Consegue perceber como se formam os preços e como funcionam os mercados.


Conteúdos programáticos 1. Conceitos Introdutórios 1.1. Os Princípios da Economia 1.2. Pensar como um Economista 2. Mercados, procura e oferta 2.1. Procura 2.2. Oferta 2.3. Equilíbrio de mercado 2.4. Alterações ao equilíbrio de mercado 3. Teoria do Consumidor 3.1. Restrição Orçamental 3.2. Utilidade e Preferências 3.3. Procura e Elasticidade da Procura 3.4. Equação de Slutsky: Variações de Preços 3.5. Excedente do Consumidor e do Produtor 3.6. Procura de Mercado 4. Teoria do Produtor 4.1. Tecnologia e Teoria da Produção 4.2. Maximização do Lucro e Minimização do Custo 4.3. Curvas de Custos 4.4. Oferta da Empresa e Oferta da Indústria
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas são teórico-práticas. Inicialmente, em cada sessão, são apresentados os conceitos teóricos acerca dos respetivos conteúdos programáticos sendo, posteriormente, efetuados os respetivos exercícios práticos. Os estudantes devem, obrigatoriamente, realizar dois testes escritos, com aplicação de ponderação de 50%, para efeitos de obtenção da classificação final do período de ensino e aprendizagem. A classificação mínima do período de ensino e aprendizagem para acesso a exame é de 5 valores.

A nota final em avaliação continua é a média ponderada entre dois testes:
Primeiro teste: 50%
Segundo teste: 50%

Condições mínimas para avaliação contínua e acesso a “freq”:
Classificação mínima = 5 valores
Bibliografia principal Maçãs Nunes, P. (2011), Caderno de Exercícios de Microeconomia I, Covilhã e UBI, Portugal. Vaz, Margarida (2009), Exercícios Práticos de Microeconomia I, Covilhã e UBI, Portugal. Mankiw, N. (2001) Princípios de Economia, Campus, trad da 2ª ed Americana. Pindick, R., Rubinfeld, D. (2002), Microeconomia, Pearson Education, Quinta Edição. Mateus, M, Mateus, A. (2002) Microeconomia, Verbo, 1ªEdição.
Língua Português
Data da última atualização: 2015-07-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.