Código |
12148
|
Ano |
1
|
Semestre |
S2
|
Créditos ECTS |
5
|
Carga Horária |
PL(30H)/TP(30H)
|
Área Científica |
Didática das Ciências
|
Tipo de ensino |
Presencial
|
Objectivos de Aprendizagem |
O objetivo desta UC é dar ao estudante uma visão abrangente do papel e importância da Didática das Ciências nos processos de ensino-aprendizagem das Ciências e no desenvolvimento de competências dos professores, e dar-lhe a conhecer as atuais tendências da Didática das Ciências
No final desta UC o estudante deve ser capaz de
1 Explicar o papel da Didática das Ciências no desenvolvimento de competências dos professores
2 Analisar as atuais tendências da Didática das Ciências
3 Analisar a perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) no Ensino das Ciências
4 Demonstrar a importância e as limitações do trabalho experimental
5 Analisar currículos, programas e manuais escolares
6 Propor metodologias de avaliação
7 Planear o ensino segundo temas unificadores, articulando conhecimentos e competências com a avaliação das realidades sociais
8 Conceber, construir, apresentar e defender um instrumento ou ferramenta didático/pedagógica para o Ensino ou Divulgação das Ciências
|
Conteúdos programáticos |
CONTEÚDOS TEÓRICOS
1 Natureza da Ciência, Atividade Científica e Ensino da Ciência
1.1 A Ciência e as dimensões histórica, filosófica, psicológica e sociológica
1.2 O Professor como criador de contextos de aprendizagem
2 Organização do ensino-aprendizagem
2.1 Visão geral da organização do ensino
2.2 Estrutura do conhecimento científico
2.3 Competências educacionais
2.4 Estratégias de ensino-aprendizagem
2.5 A investigação em Educação
3 Organização curricular em Ciências
3.1 Orientações curriculares e manuais escolares
3.2 Recontextualização de textos pedagógicos - alternativas de mudança
3.3 Evolução do Ensino das Ciências
3.4 Formação de Professores na Educação em Ciências
CONTEÚDOS TEÓRICO-PRÁTICOS
1 Análise e discussão de currículos, programas, manuais escolares e outros textos
2 Trabalho de pesquisa
3 Avaliação e construção de materiais pedagógicos para implementação no espaço Escola
|
Bibliografia principal |
António Cachapuz, João P raia & Manuela Jorge (2002). Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Lisboa:
Ministério da Educação.
William Frederick McCom as [ed.] (2000). The nature of science in science education: rationales and strategies. London:
Kluwer.
Ana Ma ria Morais & Isabel Pestana Neves (2000). Formar para o ensino das ciências – uma abordagem filosófica,
psicológica e sociológica. Lisboa: Departamento de Educação, FCUL (não publicado).
Jerry Wellington (2000). Teaching and learning secondary science: contemporary issues and practical approaches.
London: Routledge.
Other elements of study / monitoring:
- Research articles;
- Legislation;
- Curricular p rojects and programs;
- Portuguese textbooks and curricula reforms;
- Educational software and online resources.
|
Língua |
Português
|