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Didática da Filosofia I

Código 12181
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 9
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Didática da Filosofia
Tipo de ensino Ensino teórico-prático e em regime presencial.--
Estágios Não se aplica.--
Objectivos de Aprendizagem A UC tem como objectivo principal reflectir sobre o significado e a importância do ensino da filosofia no ensino secundário. Competências visadas: 1. Ser capaz de reflectir criticamente sobre o lugar da reflexão filosófica no concerto das outras disciplinas do ensino secundário; 2. Ser capaz de justificar a pertinência pública da racionalidade e da “epistême” filosóficas;
3. Tornar os alunos capazes de discutir e argumentar sobre a ensinabilidade da filosofia; 4. Reconhecer os elementos do diálogo filosófico e aprender a praticar esse mesmo diálogo; 5. Determinar o contexto programático da filosofia no ensino secundário.
6. Desenvolver competências no domínio da planificação didáctica; 7. Fomentar nos alunos competências comunicacionais, o sentido da responsabilidade, o da pontualidade e o da assiduidade.--
Conteúdos programáticos 1. A natureza didático-pedagógica da filosofia e a natureza filosófica da didática: justificação a partir da
história da filosofia e do exercício do filosofar.
2. Sobre a ensinabilidade da filosofia. Ensinar filosofia e aprender a filosofar: o ‘didáskalos’, o pedagogo e
o mestre. A preeminência da pedagogia socrática-agostiniana no ensino da filosofia. Filosofia a partir de
questões: o exemplo das “quaestiones disputatae” medievais.
3. Da filosofia como “amor da sabedoria” à “filosofia como saber”: percursos filosóficos na modernidade.
4. Os programas de filosofia no ensino secundário, à luz da Lei de Bases do Sistema Educativo.
5. Algumas abordagens aos programas: o paradigma problematizante e a importância da argumentação.
6. Planificação didática: finalidades, objetivos, competências, conteúdos, estratégias, recursos e
avaliação.--
Bibliografia principal Barata Moura J. (1988) “Em torno da expulsão da Filosofia e da ‘Filosofia’ da expulsão” in A Filosofia Face
à Cultura Tecnológica, Coimbra: APF, pp. 30-35;
Boavida João (1991) Filosofia - do Ser e do Ensinar. Coimbra: Instituto Nacional de Investigação Científica;
Carmo Ferreira M. (1988) “O Lugar da Filosofia no Curriculum do Secundário” in A Filosofia Face à Cultura
Tecnológica, Coimbra: APF, pp. 116-124;
Cossuta Frédéric, Didáctica da Filosofia – Como Interpretar Textos Filosóficos, (1998), Porto: Edições Asa
Gonçalves Joaquim Cerqueira, Fazer Filosofia - Como e Onde?, Ed. Faculdade de Filosofia da Universidade
Católica, Braga, 1990, 2ª Ed. 1995.
Marnoto I. (coord.) (1989,1990). Didáctica da Filosofia I-II, Lisboa: Universidade Aberta
Kant (2012). Sobre a Pedagogia. Lisboa: Ed.70.
Santo Agostinho (1999). O Mestre. Porto: Porto Editora.
Tomás D’Aquino (2004). Sobre o Ensino (de Magistro). Martins Fontes--
Língua Português
Data da última atualização: 2015-07-30
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