Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Estudos Portugueses e Espanhóis
  4. Literatura Espanhola I - das Origens até "La Celestina"

Literatura Espanhola I - das Origens até "La Celestina"

Código 12348
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Literaturas
Tipo de ensino Presencial (com apoio na plataforma Moodle da UBI). Língua espanhola.
Objectivos de Aprendizagem Objetivo geral:
A finalidade principal nesta primeira aproximação à história da literatura veiculada em língua castelhana, que compreende o período que se estende entre as suas (difusas) origens e a publicação de 'La Celestina' (ou seja, a chamada ‘idade média’), é familiarizar-se com algumas produções literárias canonizadas pela historiografia tradicional, e por isso consideradas como centrais para o período em questão.
Objetivos específicos:
-Utilizar e definir conceitos básicos para os estudos literários;
-Reconhecer e descrever tendências/correntes literárias do período;
-Identificar, compreender e comentar fragmentos literários representativos da época, tendo em conta o seu contexto de produção;
-Revelar maturidade, rigor e perícia para elaborar e exprimir ideias próprias;
-Relacionar, integrar e usar oportunamente diversos conhecimentos já adquiridos, de um ponto de vista interdisciplinar, dada a natureza especialmente permeável da matéria em estudo.
N. B.: rec. A2 de espanhol.
Conteúdos programáticos I. Elucidações preliminares (“literatura”?, “espanhola”?, “medieval”?). História da literatura e construção da identidade nacional. Noções elementares e instrumentos básicos (métrica, géneros, periodização tradicional, etc.). Panorama geral: da ‘queda de Roma’ à crise dos ss. XIV-XV e a “desagregação do mundo medieval”.
II. Poesia épica: ‘mester de juglaría’. ‘Cantar de Mio Cid’.
III. ‘Mester de celerecía’. ‘Libro de Alexandre’, Berceo e os ‘Milagros de Nuestra Señora’. A ‘cuaderna vía’ no XIV: o ‘Libro de Buen Amor’, uma baliza crepuscular.
IV. Origens e evolução da prosa castelhana até ao s. XIV. Prosa referencial, traduções, prosa ficcional. Afonso X. João Manuel de Castela e o ‘Conde Lucanor’.
*V. Poesia lírica ou lírico-narrativa tradicional, de transmissão oral: das primeiras manifestações ao romanceiro. Kharjas moçárabes, cantigas galaico-port. e vilancetes cast. Romances. Relações poesia popular-culta. [*Condicionado ao andamento do semestre e à disponibilidade de tempo.]
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Metodologias de Ensino:
Aulas expositivas, com recurso a materiais audiovisuais; aulas práticas, de discussão/partilha de leituras realizadas individualmente e comentário de textos.
Critérios de Avaliação:
A) Frequência --> Seminários: 40% da classificação final; prova final escrita: 60% da classificação final.
B) Época normal e época de recurso (reprovados admitidos a exame, nota entre 6-9) --> Prova escrita: 100% da classificação final.
Bibliografia principal 1. Bibliografia principal (fontes primárias e secundárias)
Blanco Aguinaga, C. Rodríguez Puértolas, J, Zavala, I. (2000). ‘Historia social de la literatura española’. Akal, vol. I.
Embora seja recomendado que o estudante interessado adquira e manuseie as edições integrais (de algumas) das obras em formato livro, a partir da plataforma Moodle (https://moodle.ubi.pt/moodle/) aceder-se-á aos textos que constituem as fontes primárias do semestre (leituras obrigatórias): ‘Cantar de Mio Cid’ (excertos), ‘Milagros de Nuestra Señora’ (seleção), ‘Libro de Buen Amor’ (fragmentos), ‘El Conde Lucanor’ (seleção), lírica de transmissão oral (amostras), romanceiro (compilação).
2. Ver Moodle para outra bibliografia recomendada e recursos eletrónicos de carácter complementar (consulta, ampliação, etc.).
N. B.: As aulas são lecionadas em língua espanhola e os textos devem ler-se também nessa língua. Recomenda-se, por isso, ter um nível de competência recetiva suficiente em espanhol.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-09-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.