Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Estudos Portugueses e Espanhóis
  4. Literatura Espanhola II - de "La Celestina" A "D. Quijote"

Literatura Espanhola II - de "La Celestina" A "D. Quijote"

Código 12353
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Literaturas
Tipo de ensino Presencial (com apoio na plataforma Moodle da UBI). Língua espanhola.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Objectivo geral: conhecer algumas das produções literárias que a historiografia tradicional tem vindo a canonizar, e que são por isso consideradas como centrais no marco cronológico considerado (os ss. XV e XVI), dando continuidade à aproximação histórica já empreendida.
Objectivos específicos:
-Utilizar e definir conceitos básicos para os estudos literários em geral, e os da época em questão em particular;
-Reconhecer e descrever tendências/correntes literárias do período;
-Identificar, compreender e comentar fragmentos literários representativos da época, tendo em conta o seu contexto de produção;
-Revelar maturidade, rigor e perícia para elaborar e exprimir ideias próprias;
-Relacionar, integrar e usar oportunamente diversos conhecimentos já adquiridos, de um ponto de vista interdisciplinar, dada a natureza especialmente permeável da matéria em estudo.
Conteúdos programáticos I. Panorama geral: o ‘Outono da idade média’ e o ‘renascimento’. A etiqueta ‘siglo de oro’. O humanismo em Espanha. Luzes e sombras do império.
II. Prosa referencial e ficcional (sentimental, de cavalaria, pastoril, bizantina, mourisca, picaresca). A “Celestina”, o “Lazarillo” e a narrativa moderna.
III.1. Poesia cortesã ou de cancioneiro. Arte real e arte maior castelhanas. Santillana, Mena e Manrique. As “Coplas a la muerte de su padre”.
II.2. Garcilaso e Boscán. Assimilação do petrarquismo e da métrica italiana. Petrarquistas espanhóis. Outras manifestações poéticas do XVI (épica).
IV. Literatura religiosa. Mística e ascética. Frei Luís de Leão, São João da Cruz Santa Teresa de Ávila.
V. Evolução do género teatral das origens (medievo) até a ‘Arte nova’ de Lope de Vega.
Bibliografia principal 1. Blanco Aguinaga et al. (2000): “Historia social de la literatura española”. Madrid: Akal, vol. I.
A partir da plataforma Moodle (https://moodle.ubi.pt/moodle/) aceder-se-á aos textos que constituem as fontes primárias do semestre (leituras obrigatórias), embora seja recomendado que o estudante interessado adquira e manuseie as edições integrais das obras em formato livro: prosa do XV e XVI (fragmentos vários géneros), “La Celestina” (texto completo), “Lazarillo de Tormes” (texto completo), amostras da lírica cortesã, “Coplas” de Manrique (texto completo), Garcilaso (selecção de poemas), petrarquistas (amostras), literatura religiosa (selecção), antologia de textos dramáticos representativos.
2. Ver Moodle para outra bibliografia recomendada e recursos electrónicos de carácter complementar (consulta, ampliação, etc.).
Língua Português
Data da última atualização: 2016-04-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.