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Crítica e Criação Literárias

Código 12356
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Literaturas
Tipo de ensino Aulas de natureza teórico-prática, existindo também sessões de orientação tutorial.
Estágios Não há estágios.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular visa estudar a crítica literária, com base em conceitos da teoria da literatura, e também a criação de textos artísticos, através de exercícios práticos.

1. Mostrar conhecimentos relativos às principais tendências dos estudos críticos literários na Antiguidade Clássica, bem como ao longo dos séculos XIX, XX e XXI.
2. Aplicar técnicas de análise do texto lírico e narrativo, bem como saber explicar as dimensões específicas do texto dramático e do ensaio.
3. Revelar capacidade de produzir textos poéticos e narrativos que respeitem alguns princípios básicos do exercício da criação literária.
Conteúdos programáticos 1. História da palavra “literatura”.
2. Platão e Aristóteles.
3. A retórica: sua importância para as poéticas do desvio.
4. A estilística idealista.
5. Os formalistas russos.
6. Roman Jakobson:
- Estudos Literários e Estúdios Linguísticos;
- a teoria da função poética.
7. O estruturalismo.
8. A pragmática literária.
9. A estética da receção: R. Ingarden, Iser, U. Eco e outros.
10. A desconstrução.
11. A análise do texto lírico.
12. A análise do texto narrativo.
13. Questões de periodização literária.
14. Estudo do texto dramático: sua especificidade.
15. Exercícios práticos de criação de textos líricos e narrativos.
16. O ensaio como género fronteiriço.

O programa apresenta uma série de pontos que desenvolvem, quer a dimensão crítica, quer a dimensão criativa, da atividade literária.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Sendo as aulas, na sua maioria, teórico-práticas, elas terão uma parte inicial eminentemente teórica, durante a qual, porém, é privilegiado o diálogo com os alunos. Num segundo momento dessas aulas, destaca-se o trabalho prático de análise dos textos. Numa fase final, que inclui também a hora de orientação tutorial, são lidas e comentadas as produções criativas dos alunos. Tudo isto se projeta nos critérios de avaliação: as duas provas escritas contêm uma parte teórica e uma parte de análise prática de texto (lírico, no primeiro teste; narrativo, no segundo). Os trabalhos a entregar incidem na dimensão mais criativa do envolvimento dos alunos nesta unidade curricular, quer seja sob a forma de ensaio, quer seja através da criação de textos líricos e narrativos. E, finalmente, dois valores são atribuídos à participação ativa em aula.
Bibliografia principal 1. Bibliografia Principal

Vítor Manuel de Aguiar e Silva, "Teoria da Literatura", Coimbra, Almedina.
José María Pozuelo Yvancos, "Teoría del Lenguaje Literario", Madrid, Cátedra.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-01-27
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