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Ensino da Educação Física

Código 12459
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(15H)/TP(15H)
Área Científica Didática da Educação Física
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem O objetivo da UC é proporcionar ao aluno o desenvolvimento de competências de estudo e de integração de conhecimentos sobre o ensino e avaliação em Educação Física e no Desporto Escolar. Procura contribuir para a compreensão o mais alargada possível do quadro de intervenção profissional no âmbito do ensino da educação física nos ensinos básico (ao nível do 2º ciclo, 3º ciclo e secundário).
Conteúdos programáticos Objetivos, conteúdos e organização das atividades físicas e desportivas no âmbito do ensino básico e secundário;
A sessão de trabalho e as especificidades dos conteúdos das diferentes atividades físicas e desportivas (desportos individuais, desportos coletivos, desportos de combate, desportos de raquete e desportos de aventura, etc.
A aula: fatores de eficácia, gestão e análise da atividade;
Instrução: papel, momentos, estratégias e fatores optimizadores da qualidade da instrução;
O Feedback e o seu papel na aprendizagem Tipos e fatores de eficácia;
O uso do erro enquanto matéria de ensino numa perspetiva construtivista;
Avaliação em Educação Física e Desporto. Conceito, modalidades, referenciação;
Procedimentos de avaliação. Instrumentos e métodos de avaliação sistemática;
Conceito de Estilos (segundo Muska Mossoton) e Estratégias de Ensino;
Modelos de Ensino em Desporto: dos modelos comportamentalistas aos modelos construtivistas O Modelo Desenvolvimental das tarefas e do jogo;
Ensino dos Jogos Desportivos: o Modelo de ensino do jogo para a compreensão e variantes;
O desafio pedagógico de interculturalidade no espaço de Educação Física.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Adaptar-se-á uma metodologia de actuação pedagógico-didáctica predominantemente de exposição/discussão e análise. Pretende-se ainda assim criar um ambiente de aprendizagem aplicada, pelo que os conteúdos mais teóricos serão apresentados com recurso a exemplos práticos e concretos no âmbito da investigação em educação física. A avaliação da UC irá também de encontro a isso, com a realização de um teste para avaliação de conhecimentos, e a realização de um trabalho prático em que será necessário dominar e aplicar conteúdos de uma parte(s) da aula, de forma a avaliar a capacidade de planear, orientar e reflectir a prática de ensino.
Bibliografia principal Carreiro da Costa, F., Cloes, M., & González Valeiro, M. (2005). The art and science of teaching in physical education and sport. Homage to Maurice Piéron. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.
Mosston, M. (1966). Teaching physical education. From command to discovery. Columbus, Ohio: Carles E. Merril Publishing.
Ovens, A., Hopper, T., & Butler, J. (2013). Complexity Thinking in Physical Education: Reframing Curriculum, Pedagogy and Research Studies in Physical Education and Youth Sport. London: Ed. Routledge.
Rosado, A., & Mesquita, I. (2011). Pedagogia do Desporto. Cruz Quebrada: Edições FMH-UTL.
Siedentop, D. (1991). Developing teaching skills in Physical Education. Mayfield, CA: Mountain View Press.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-03
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