Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
  4. Ensino e Treino do Desporto Escolar

Ensino e Treino do Desporto Escolar

Código 12466
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(15H)/TP(15H)
Área Científica Didática da Educação Física
Tipo de ensino Presencial
Estágios Nenhum.
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular (UC) foca-se no conhecimento da visão, missão, valores, enquadramento e operacionalização do Programa do Desporto Escolar.
A UC tem como principais objetivos o conhecimento do Programa do Desporto Escolar, o desenvolvimento e aplicação de Didáticas específicas no Desporto Escolar, abrangendo as capacidades, atitudes e competências relativas ao ensino e treino das tarefas desportivas. Como objetivos operacionais pretende-se que o aluno seja capaz de conceber, planear, implementar, avaliar e refletir sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa do Desporto Escolar.
Conteúdos programáticos 1. Enquadramento do Desporto Escolar:
1.1. Enquadramento histórico do Desporto Escolar;
1.2. Visão, missão, valores e enquadramento do Desporto Escolar.
2. Organização do Desporto Escolar:
2.1. Identificação / conhecimento das estruturas e dinâmicas organizacionais do Desporto Escolar;
2.2. Identificação / conhecimento dos projetos e atividades do nível I, II e III do Desporto Escolar.
3. Ensino e Treino no Desporto Escolar:
3.1. Conceção / planificação do processo de ensino/treino em contexto do Desporto Escolar;
3.1.1. Processo de treino e competição em crianças e jovens;
3.1.2. Desenvolvimento do atleta a longo prazo (Long Term Athlete Development - LTAD);
3.2. Observação e análise do processo de ensino/treino no contexto do Desporto Escolar;
3.3. Avaliação do processo de ensino/treino no contexto do Desporto Escolar;
3.4. Reflexão do processo de ensino/treino no contexto do Desporto Escolar.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As metodologias de ensino incluem: aulas teóricas (T) e aulas teórico-práticas (TP). O conhecimento subjacente às aulas T deve ser reforçado nas aulas TP (i.e. a aplicação dos conhecimentos teóricos através de exemplos práticos em situações de ensino-aprendizagem). As atividades a desenvolver durante as aulas TP incluem a utilização de prática pedagógica simulada, situações de microensino e análise de dados obtidos a partir da observação sistemática da prática de ensino em contexto real. O sistema de ensino à distância será usado através da plataforma Zoom e com o auxílio da plataforma Moodle para que os materiais de apoio e os exercícios práticos fiquem rapidamente disponíveis para os estudantes. A avaliação dos alunos em contexto teórico e teórico-prático incide sobre os seguintes parâmetros: conhecimento, compreensão e aplicação, análise crítica, comunicação efetiva e habilidades de desempenho.
Bibliografia principal Marta, C.C., Marinho, D.A., Barbosa, T.M., Izquierdo, M., & Marques, MC. (2012). Physical fitness differences between prepubescent boys and girls. Journal of Strength and Conditioning Research, 26(7), 1756-1766.
Martin, D., Nicolaus, J., Ostrowski, C., & Rost, K. (2004). Metodologia General del Entrenamiento Infantil y Juvenil. Barcelona: Ed. Paidotribo.
Shemp, P. (2003). Teaching Sport and Physical Activity. Champaign, Illinois: Human Kinetics
Vickers, J.N. (1990). Instructional Design for Teaching Physical Activities: A Knowledge Structures Approach. Champaign, Illinois: Human Kinetics.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.