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Moda na Sociedade Contemporânea

Código 12589
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Design de Moda
Tipo de ensino Presencial Teórico/Teórico-Prático
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Ao terminar esta unidade curricular, pretende-se que o estudante conheça e saiba identificar os momentos/estilos /criadores mais marcantes da moda contemporânea; associar correctamente estilos, criadores e criações; explicar a importância da moda na definição de padrões de comportamento e de interpretação; aplicar os conhecimentos adquiridos na análise crítica da construção de identidades culturais; posicionar-se criticamente relativamente aos distintos fenómenos que caracterizam a presença da moda na sociedade contemporânea. Quer-se ainda que cada aluno demostre capacidade de trabalho, individual e em grupo, bem como compreensão dos parâmetros definidos, capacidade de pesquisa, autonomia, boa gestão de tempo, recursos e da relação com o outro, preocupação com a qualidade do trabalho entregue e com o cumprimento de objetivos e prazos pré-estabelecidos.
Conteúdos programáticos 1. Introdução conceptual 1.1 Caracterização e interconexão dos conceitos de moda, sociedade e contemporâneo 1.2 Muito além do vestuário: a moda na era do design total 1.3 As funções utilitária, simbólica, de comunicação e cultural da moda 2. Moda, corpo e identidade 2.1 O modelo como referência cultural 2.2 A construção simbólica do masculino e do feminino 3. A moda como indústria cultural 3.1 Moda, publicidade e consumismo 3.2 Moda e globalização 3.3 Do criador à marca 3.4 Pronto-a-vestir e Alta Costura: resistência e reinvenção 3.5 A moda e o star system 4. Prolegómenos para um novo século 4.1 Nada se perde, nada se cria, tudo se copia 4.2 A eterna sedução do objeto 4.3 Roupa inteligente 4.4 Pós-modernidade 5. Do ócio ao negócio 5.1 A moda e os seus mercados 5.2 A moda como fator competitivo 5.3 Uma cadeia de valor(es).
Bibliografia principal BARTHES, R. (s/d). O Sistema da Moda. Lisboa: Edições 70.
BAUDRILLARD, J. (s/d). A Sociedade de consumo, Lisboa: Edições 70.
BOURDIEU, P. (1989). O poder simbólico, Lisboa: Difel.
DESLANDRES,Y. (1998). El Traje, Imagen del Hombre. Barcelona: Tusquets Editores.
DORFLES, G. (1995). A Moda da Moda. Lisboa: Edições 70.
ECO, U. et al. (1975). Psicologia do Vestir, Lisboa: Assírio e Alvim.
FEATHERSTONE, M. (1995). Undoing culture: globalization, postmodernism and identity, London: Sage Publications.
LEHNERT, G. (2001). História da Moda do século XX. Colónia: Konemann.
LIPOVETSKY, G. (1989). O Império do Efémero: a Moda e Seu Destino nas Sociedades Modernas. São Paulo: Companhia das Letras.
SAILLARD, O. (2009). Histoire Idéale de la Mode Contemporaine. Paris: Co-éditions Textuel / Les Arts Décoratifs.
TUCHERMAN, I. (2004). Breve história do corpo e de seus monstros, 2ª Edição, Lisboa: Vega.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-03-12
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