Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Industrial
  4. Design de Embalagens

Design de Embalagens

Código 12731
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Design Industrial
Tipo de ensino Teórico e prático.
Objectivos de Aprendizagem O programa esta baseado no estudo teórico e prático da transformação dos principais materiais ligados as embalagens como papel, madeira, vidro, metal e polímeros. No final desta UC o estudante deve ser capaz de: Conhecer as principais funções de uma embalagem: Armazenar, proteger, transportar e conservar / Conhecer as dimensões comerciais de uma embalagem: Promover, vender, fidelizar e valorizar os produtos embalados / Conhecer a plasticidade e as propriedades de conservação dos materiais aplicados em embalagens, bem como os seus efeitos sociais e cognitivos / Dominar uma metodologia de Design de Embalagem através de critérios racionais e envolvendo aspectos técnicos, de mercado, ligados ao consumidor e ao mercado-alvo / Conhecer os procedimentos para apresentação do produto ao cliente ou ao potencial utilizador / Conhecer os constrangimento de um projeto real de embalagem.
Conteúdos programáticos A UC Concepção de Embalagens será dividida em 3 blocos, sendo: Bloco I - Introdução ao Design de Embalagens (teórico expositivo): 1.1. O que é uma embalagens; 1.2. Breve história das embalagens: Da necessidade à publicidade; 1.3. Funções de uma Embalagem 1.4. Cada material uma embalagem (TP); 1.5. O coração da embalagem: Estudo do comportamento do consumidor; 1.6. Metodologias para desenvolvimento de embalagens. Bloco II – Design e desenvolvimento de embalagens (TP): 2.1. Cada material uma embalagem (Projeto I); 2.2. Embalando até o ruim parece bom ((Projeto II); 2.3. Seminário construção de embalagens em papel (P); 2.4. Branding e Design gráfico para embalagens (Projeto III). Bloco III – Projeto de Embalagem Real (P): 3.1 Briefing do projeto com o professor; 3.2 Briefing do projeto com o cliente; 3.3 Orientações; 3.4 Projeto de uma embalagem real para um cliente real, com necessidades reais (Apresentação ao cliente, entrega de modelo da embalagem, painel e memória descritiva).
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação AVALIAÇÃO
Entregas
Entrega em PDF (modelos fotografados) A4 landscape, modelo Pecha-Kucha, 20 slides*20 segundos + Maquetes
Ficheiro com nome: NomedoAluno-P1 ou 2-NumeroEntrega.*** (ex. JorgeNeves-P1-Intermedia.PDF)
Slide de abertura-Cover: P*, título, aluno, data, disciplina e professores.
Obrigatória ao início da aula definida, 30 minutos tolerância. 50% penalização por atraso. Não aceite a partir de final da aula de entrega.
Critérios gerais
Qualidade, equilíbrio, adequação, coerência e consistência, affordance e honestidade, usabilidade, durabilidade, trabalho em equipa e com indústria. Avaliação
Cada fase tem uma entrega, sendo a nota correspondente à prestação total na respectiva fase do trabalho e não apenas ao material entregue.
Não são aceites trabalhos não acompanhados nas aulas anteriores a cada entrega.
Todas as entregas são obrigatórias na data definida. A falha de qualquer entrega é eliminatória.
Disciplina sem exame nem possibilidade de melhoria.
Avaliação intermédia P1
Bibliografia principal Bibliografia principal: Negrão, C.; Camargo, E. "Design de embalagem: do marketing à produção". São Paulo: Novatec Editora, 2008. Calver, Giles. O que é design de embalagem? Porto Alegre: Bookman, 2009. Herriot, Luke (2010). Templates para Design Grafico. Porto Alegre: Bookman, 2010 Klimchuck, M.; Krasovec, S. “Packaging Design – Successful Product Branding from Concept to Shelf”, John Wiley and Sons, Inc., 2006. Soroka, W. “Fundamentals of Packaging Tecnology”, Wybenga, G.; Roth, L. "The Packaging Designer Book of Patterns “, John Wiley & Sons, 3rd Edition, 2006. Bibliografia complementar (Apoio ao trabalho prático): Vários autores; "Advanced Packaging. Structural Packaging Design Series". EPIN PRESS DESIGN BOOK 2010.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.