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Comunicação de Moda e Portefólio

Código 12767
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 5
Carga Horária TP(45H)
Área Científica Design de Moda
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem a) Identificar, selecionar e utilizar diferentes meios no contexto da comunicação de moda.
b) Desenvolver um espírito crítico na análise de conteúdos de comunicação de moda.
c) Elaborar press releases de uma coleção/produto de moda.
d) Selecionar, organizar e hierarquizar informação.
e) Aplicar princípios de design de comunicação de moda através de vários suportes.
f) Elaborar um portefólio.
g) Demonstrar competência para a apresentação e comunicação em público de projetos desenvolvidos no âmbito do Design de Moda.
Conteúdos programáticos 1) Comunicação de Moda nos diferentes meios de comunicação
2) Internet e desafios dos novos meios

3) Showroom e Exposição

4) Elaboração de um plano de comunicação

5) Técnicas de Design de Comunicação-gráfico para elaboração de um Portfólio

6) Competências práticas no uso de tecnologias digitais para a elaboração de um portfólio (analógico e digital - interativo).
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Parte 1
a) Dois trabalhos individuais (15% cada)
- Press release + notícia
b) Um trabalho final (20%)
- Compilação de conteúdos a incluir no portefólio.

Parte 2
c) Assiduidade//participação (10%)
d) Identidade Visual + cartão de visita (10%)
e) Portefólio (analógico + Digital interativo) (30%)

Consideram-se aprovados os alunos que, no conjunto dos diversos elementos de avaliação, tenham obtido classificação igual ou superior a 10 (dez) valores, desde que registem, no mínimo, 75% de presenças nas aulas.

Nota final < 6 valores – Não admitido;
Nota final > 6 valores – Frequência (condição de admissão a exame final);
Nota final >= 10 valores – Aprovado, dispensado de exame final.

ADMISSÃO A EXAME
a) Serão admitidos a exame os alunos que, não tendo obtido aprovação por frequência, tenham obtido nota mínima de 6, em cada uma das partes do programa, e registem 75% de assiduidade nas aulas (com exceção dos dos trabalhadores-estudantes, no que se refere à assiduidade).
Bibliografia principal Barnard, Malcolm (2004). Fashion as Communication. 2st Edition. New York: Routledge

Faerm, Steven (2012) Design Your Fashion Portfolio. London: A&C Black Publishers Ltd

Falkheimer, J. & Heide, M. (2018). Strategic Communication. An Introduction. London and New York: Routledge.

Wolbers, Marian Frances (2009). Uncovering Fashion: Fashion Communications Across the Media. Fairchild Publisher

Hurlburt, Allen (1980). Layout: The Design of the Printed Page. Watson-Guptill Publishing.

Munari, Bruno (1968). Design e comunicação visual. Lisboa: Edições 70.

Jute, André (1999). Grids the structure of graphic design. London: RotoVision.

Tain, Linda (2010) Portfolio Presentation for fashion designers. 3st Edition. UK: Berg.

Taylor, F. (2013). Como criar um portfólio e entrar no mundo profissional. São Paulo: Editorial Gustavo Gili.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-23
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