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Teoria da Comunicação

Código 12780
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 4
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Presencial.
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de uma visão abrangente das teorias da comunicação, dando particular ênfase às que se debruçam sobre as tecnologias e sobre a comunicação visual.
No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:
- Distinguir as diversas teorias da comunicação, nomeadamente as que conferem maior ênfase aos aspetos visuais e tecnológicos.
- Interpretar fenómenos comunicacionais concretos a partir das diferentes teorias.
- Apresentar oralmente e por escrito a aplicação das teorias da comunicação a casos concretos.

Conteúdos programáticos 1. Introdução aos estudos e teorias da comunicação.
2. Design e economia da atenção.
3. A semiótica da imagem e a gramática visual.
4. Técnica e informação: teoria matemática, cibernética e ator rede.
5. Sociedade do espetáculo, simulação e simulacro.
6. Meios e extensões: a escola de Toronto.
7. Redes e convergências.
8. O design como forma de comunicação (aplicação).
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Através da leitura, interpretação e comentário de textos, das sessões tutoriais, do visionamento de material audiovisual e consequente discussão, é promovida a participação ativa dos alunos que ficarão munidos de conhecimentos úteis para o desenvolvimento da sua capacidade de investigação, reflexão e argumentação. A realização de trabalhos individuais ou em grupo, na aula e fora da aula, procura promover a autonomia e o sentido crítico. Os testes escritos permitirão validar se o aluno adquiriu competências em termos de conhecimentos e compreensão dos conteúdos programáticos.
Bibliografia principal A - Obras de carácter geral
Mattelart, A., & Mattelart, M. (1997). Historia de las teorías de la comunicación. Barcelona: Paidós.
McQuail, D. (2003). Teoria da comunicação de massa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Serra, J. P. (2007). Manual de teoria da comunicação. Covilhã: Livros LabCom.

B - Obras específicas
Barthes, R. (1990). A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso: ensaios sobre fotografia, cinema, texto e música (pp. 27-43). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Baudrillard, J. (1991). Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D’Água.
Castells, M, (2003). A galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar.
Debord, G. (2003). A sociedade do espetáculo. Projeto Periferia. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/socespetaculo.pdf
Fidler, R. (1997). Mediamorphosis: Understanding new media. London: Pine Forge Press.
Goldhaber, M. H. (1997, April 7). The attention economy and the Net. First Monday, 2 (4).
Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência. Rio de Janeiro: Aleph.
Joly, M. (1994). Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70.
Kress, G., & Van Leeuwen, T. (2004). Reading images: The grammar of visual design London: Routledge.
Lemos, A. (2013). A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume.
Machado, A. (1993). Máquina e imaginário. S. Paulo: Editora da USP.
McLuhan, M. (1990). Os meios de comunicação como extensões do Homem. São Paulo: Cultrix.
Meyrowitz, J. (1986). No sense of place: The impact of electronic media on social behavior. New York: Oxford University Press.
Recuero, R. (2009). Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina.
Shannon, C., & Weaver, W. (1964). The mathematical theory of communication. Urbana: University of Illinois Press.
Wiener, N. (1968). Cibernética e sociedade: o uso humano de sêres humanos. S. Paulo: Cultrix.

Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-23
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