Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Multimédia
  4. Teoria da Comunicação

Teoria da Comunicação

Código 12780
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 4
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Presencial.
Objectivos de Aprendizagem A unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de uma visão abrangente das teorias da comunicação, dando particular ênfase às que se debruçam sobre as tecnologias e sobre a comunicação visual. No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: - Distinguir as diversas teorias da comunicação, nomeadamente as que conferem maior ênfase aos aspetos visuais e tecnológicos. - Interpretar fenómenos comunicacionais concretos a partir das diferentes teorias. - Apresentar oralmente e por escrito a aplicação das teorias da comunicação a casos concretos.
Conteúdos programáticos 1. Introdução aos estudos e teorias da comunicação. 2. Design e economia da atenção. 3. A semiótica da imagem e a gramática visual. 4. Técnica e informação: teoria matemática, cibernética e ator rede. 5. Sociedade do espetáculo, simulação e simulacro. 6. Meios e extensões: a escola de Toronto. 7. Redes e convergências. 8. O design como forma de comunicação (aplicação).
Bibliografia principal A - Obras de carácter geral Mattelart, A., & Mattelart, M. (1997). Historia de las teorías de la comunicación. Barcelona: Paidós. McQuail, D. (2003). Teoria da comunicação de massa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Serra, J. P. (2007). Manual de teoria da comunicação. Covilhã: Livros LabCom. B - Obras específicas Barthes, R. (1990). A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso: ensaios sobre fotografia, cinema, texto e música (pp. 27-43). Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Baudrillard, J. (1991). Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D’Água. Castells, M, (2003). A galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar. Debord, G. (2003). A sociedade do espetáculo. Projeto Periferia. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/socespetaculo.pdf Fidler, R. (1997). Mediamorphosis: Understanding new media. London: Pine Forge Press. Goldhaber, M. H. (1997, April 7). The attention economy and the Net. First Monday, 2 (4). Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência. Rio de Janeiro: Aleph. Joly, M. (1994). Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70. Kress, G., & Van Leeuwen, T. (2004). Reading images: The grammar of visual design London: Routledge. Lemos, A. (2013). A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume. Machado, A. (1993). Máquina e imaginário. S. Paulo: Editora da USP. McLuhan, M. (1990). Os meios de comunicação como extensões do Homem. São Paulo: Cultrix. Meyrowitz, J. (1986). No sense of place: The impact of electronic media on social behavior. New York: Oxford University Press. Recuero, R. (2009). Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina. Shannon, C., & Weaver, W. (1964). The mathematical theory of communication. Urbana: University of Illinois Press. Wiener, N. (1968). Cibernética e sociedade: o uso humano de sêres humanos. S. Paulo: Cultrix.
Língua Português
Data da última atualização: 2016-06-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.