Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Design Multimédia
  4. Desenho Digital II

Desenho Digital II

Código 12787
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 7
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Arte e Design
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem 1 - Saber aplicar uma metodologia de investigação e desenho criativo, que permita extrapolar conceitos gráficos plásticos para uma linguagem de espaço e volume tridimensional, na criação de ambientes, espaços, objectos e personagens tridimensionais.
2 - Entender a coerência da correlação estética dos conceitos de projecto, materializados em ambientes espaciais, objectos e personagens tridimensionais, com identidades culturais específicas, originais e idealizadas em concept art.
3 - Materializar numa linguagem tridimensional formas baseadas em estruturas orgânicas inspiradas na natureza e idealizadas em concept art.
4 - Aplicar uma metodologia que permita desenvolver um projecto de animação 3D, desde o seu conceito inicial até à sua materialização tridimensional, com ambientes espaciais, artefactos e personagens, de concepção criativa e original.
Conteúdos programáticos 1 - Cultura e materialização plástica; design, arquitectura e identidade.
2 - Metamorfoses, aplicadas ao desenho tridimensional, recorrendo a conceitos de biomimética, ontogénese, anamorfismos e antropomorfismo.
3 - Princípios de modelação tridimensional e movimento aplicados ao desenho de ambientes espaciais, objectos, estruturas orgânicas e movimento.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Nas aulas serão feitos exercícios demonstrativos dos vários temas, reinventando ambientes e objectos em perspectiva, com a aplicação de anamorfismos e animação digital, recorrendo a software de desenho, fotografia e animação digital na manipulação de imagens pré-existentes.
Com base nos temas efectuados na aula, os alunos desenvolverão os exercícios, para avaliação, divididos em várias etapas: proposta de tema base; investigação e recolha de imagens; elaboração do conceito; esquissos, manipulação gráfica, desenho digital e animação digital.
No projecto de animação digital serão aplicados os seguintes conceitos e fases: elaboração de uma sinopse narrativa; concept art de personagens cenários e veículos; elaboração da estrutura narrativa clássica através de um story board dividido em 8 cenas de intensidade dramática; aplicação em desenho vectorial do concept art de personagens, veículos e cenários; com aplicação de música e som.
Bibliografia principal Frutiger, A., 1981. Signos, símbolos, marcas, señales : [elementos morfología respresentación significación]. Barcelona: Gustavo Gili.
Gahan, A., 2009. Game Art Complete - All-in-One: Learn Maya, 3ds Max, ZBrush, and Photoshop Winning. London: Elsevier.
Goldstein, N. & Beal, J., 2011. Figure drawing : the structure, anatomy, and expressive design of human form. Upper Saddle River: Pearson Education.
Lawson, B., 2005. How designers think : the design process demystified. Amsterdam : Elsevier.
Lord, P., 2002. Cracking animation:the aardman book of 3-d animation. London: Thames & Hudson.
Massironi, M., 1996. Ver pelo desenho : aspectos técnicos, cogntivos, comunicativos. Lisboa: Edições 70.
Szunyoghy, A. & Feher, G., 2008. Anatomy Drawing School: Human, Animal, Comparative Anatomy. Budapest: Vince Books.
Thiel, P., 1965. Freehand drawing a primer. Washington: University of Washington.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-06-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.