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Teorias da Cultura I

Código 13007
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cultura
Tipo de ensino Presencial.
Objectivos de Aprendizagem No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de atingir os seguintes objetivos:
1. Identificar a existência de uma relação estruturante entre cultura e sociedade;
2.Compreender as ideias básicas e os conceitos operatórios para uma abordagem teórica e crítica dos fenómenos culturais;
3. Familiarizar-se com as principais abordagens teóricas dos fenómenos culturais;
4. Analisar e avaliar a produção e o consumo de cultura como elementos essenciais das sociedades contemporâneas;
5. Descobrir o papel dos fenómenos culturais na sua relação com a globalização;
6. Expressar ideias de forma fundamentada, recorrendo à comunicação oral e escrita.
Conteúdos programáticos 1. A importância da cultura na constituição da sociedade e sua importância no pensamento social (Marx e Engels, Weber, Gehlen, Simmel, abordagens fenomenológicas);
2. Génese e evolução do conceito de cultura;
2.1. A conceção humanística, subjetiva - ativa de cultura;
2.2. A conceção científica, objetiva-passiva de cultura;
2.3. Conceitos fundamentais associados à noção de cultura: civilização, arte, técnica, natureza;
3. Cultura e culturas;
3.1. Globalização: unidade e diversidade cultural;
3.2. Contextos culturais e estudos culturais;
4. Teorias da Cultura;
4.1. Teoria Antropológica (Tylor, Malinovski);
4.2. Teoria Sociológica (Marx, R. Williams);
4.3. Teoria Psicanalítica (Freud);
4.4. Teoria Simbólica (Geertz);
4.5. Teoria Crítica e suas variantes: a) Adorno; b) Benjamin; c) Marcuse.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Métodos e Critérios de Avaliação

PT

Os discentes serão avaliados por duas Frequências com o valor de 40% cada. A segunda frequência consiste num trabalho individual com a mesma ponderação (6 páginas seguidas por uma pequena apresentação)

20% destinam-se a apresentação e discussão da recensão escrita de 1 texto escolhido por cada aluno. (1,5 páginas)


A presença nas aulas é obrigatória para obter frequência (acesso a Exame).

A assiduidade obrigatória não é aplicada aos Estudantes- Trabalhadores.

Os Estudantes Erasmus que não tenham competências consolidadas em Português, podem fazer um trabalho em Inglês.

ENG

The students will be assessed by two moments with the weight of 40% each. One of this moments will be a test and the other an individual work of six pages followed by a short presentation.
The remaining 20% will be assessed with: the presentation of a written review of 1,5 page and the discussion of one classical text on the subject chosen by the student.

The presence in classes is mandatory, with the exception of working students. Erasmus Students without sufficient skills in the Portuguese language may present their written work in English.

Bibliografia principal Adorno, T., A Industria Cultural, in Gabriel Cohn, Comunicação e Indústria Cultural, São Paulo, T. A. Queiroz, 1987.
Antunes, M., História da Cultura Clássica, Lisboa: Faculdade de Letras, 1967
Benjamin, W., A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica, in Walter Benjamin, Magia, Técnica, Arte e Politica, São Paulo, Brasiliense, 1987.
Bauman, Z., Ensaios sobre o Conceito de cultura, Rio de Janeiro, Zahar Editora.
Freud, S., O Mal-Estar na Cultura, Porto Alegre, L&PM, 2010.
Frisby, D., Featherstone, M. Simmel, On Culture: Selected Writings Theory, Culture & Society, Sage Publications, 1997. Geertz, C., A Interpretação da Cultura, Rio de Janeiro, Zahar, 2008.
Gehlen, Arnold, Antropología filosófica, Barcelona, Paídos, 1993.
Malinovski, B., Teoria Científica da Cultura, Rio de Janeiro, Zahar, 1976.
Marcuse, H., Eros e Civilização Uma Interpretação Filosófica do Pensamento de Freud, Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1975.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-03-09
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