Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Seminário de Filosofia Política I

Seminário de Filosofia Política I

Código 13029
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 15
Carga Horária OT(5H)/S(40H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios n.a.
Objectivos de Aprendizagem Objetivo geral:

1. Demonstrar domínio de uma área temática da Filosofia Política, e de categorias conexas categorias fundamentais, numa perspetiva de investigação. Faz parte deste objetivo familiarizar o doutorando com os resultados recentes da investigação.
Objetivos específicos:
2. Capacitar o doutorando para a reflexão filosófica aprofundada em torno da relação filosofia política e ‘desencantamento’ / sentido(s) do mundo;
3. Orientar os estudantes em bibliografia pertinente e capacitá-los para a pesquisa na área;
4. Habilitar o estudante a redigir um trabalho sobre uma questão concreta de filosofia política.
Conteúdos programáticos
Como o limite de 1000 caracteres impede a transcrição do programa na sua totalidade, o que aqui se apresenta é um breve resumo.

1ª Metade do Semestre (Maria João Cabrita)

Justiça, pobreza e migração
1. Métricas da justiça: recursos, capabilidades, bem-estar
2. Desigualdade e pobreza
3. Pobreza e migração

2ª Metade do Semestre (António Bento)

1. O que é a Filosofia Política?
2. Dos usos da linguagem na política e do carácter ficcional dos conceitos em Filosofia Política
3. Do primado da aparência na ficção política e do modo como em resposta a ela se formam os juízos políticos
4. Aproximações ao conceito/slogan “neoliberalismo”




Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia será trabalho de investigação própria de regime de seminário: haverá leitura e estudo prévio de textos indicados e fornecidos, análise conjunta e aprofundada de trechos, exposições orais, comentário crítico e reflexivo, quer pessoal quer com base em autores secundários, discussão, diálogo, questionamento, algumas pequenas exposições orais (10-15 minutos) dos doutorandos sobre pontos precisos.

A avaliação é feita mediante a escrita de dois trabalhos escritos de investigação individual (15-20 pp.), um para cada metade do semestre, sobre tópicos tratados no Seminário, a entregar na primeira quinzena de Fevereiro de 2022. Os dois docentes avaliarão os trabalhos, darão uma nota de 0-20, as quais serão somadas e divididas por 2, resultado que traduzirá a classificação final. Nesta UC não há Exame.
Bibliografia principal Bento, A., “Leo Strauss: Filosofia Política e Arte de Escrever”, in Teorias Políticas Contemporâneas, coordenação e organização de José Gomes André, José Manuel Santos e Bruno Peixe Dias, Editora Documenta, Lisboa, 2015, pp. 421-444.
Cabrita, M. J., “Migração & Pobreza: em nome do mínimo de dignidade humana”. M. J. Cabrita e J. M. Santos (ed.), Direitos Humanos e Migrações, Covilhã: Editora LabCom.Ifp, Coleção TA PRAGMATA, 2019: 125-145.
Rawls, J., A Theory of Justice. Revised Edition, Oxford: Oxford University Press, 1999 (§. 11; §. 15; §. 60).
Sen, A., “Concepts of Poverty”. Poverty and Famines. An Essay on Entitlement and Deprivation, Oxford: Oxford University Press, 1981: 9-23.
Strauss, L., “What is political Philosophy’” e “On classical political philosophy”, in What is Political Philosophy, The University of Chicago Press, Chicago and London, 1988, pp. 9-55 e pp. 78-94.

Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.