Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Cinema
  4. Teoria da Narrativa Cinematográfica

Teoria da Narrativa Cinematográfica

Código 13090
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem O principal objetivo desta unidade curricular reside em compreender a especificidade da narrativa cinematográfica, relativamente a outras (literária, teatral, etc.). No final desta uc, o aluno deverá ser capaz de:
1. Identificar os elementos e princípios da narrativa cinematográfica.
2. Compreender as afinidades, diferenças e relações entre narrativa cinematográfica, teatral e literária.
3. Compreender as diferenças entre narrativa ficcional e documental.
4. Identificar a narrativa cinematográfica na sua multiplicidade temática e formal.
5. Desenvolver o espírito crítico na análise e avaliação de narrativas cinematográficas.
6. Pesquisar e gerir informação científica.
Conteúdos programáticos 1. Narrativa e narratologia
1.1. Conceitos
1.2. Etapas
2. Ficcionalidade
2.1. Conceito
2.2. Verosimilhança
2.3. Presença
3. Personagens
3.1. Conceito
3.2. Relevo
3.3. Conceção
3.4. Evolução
3.5. Função
4. Espaço
4.1. Conceito
4.2. Funções
4.3. Tipos
5. Tempo
5.1. Conceitos
5.2. Alterações na ordem cronológica
5.3. Alterações na duração
6. Narrador
6.1. Conceito
6.2. Funções
6.3. Presença
6.4. Focalização
7. Estrutura
7.1. Conceito
7.2. Atos
8. Narrativa clássica
8.1. Conceito
8.2. Público
8.3. Géneros e temas dominantes
8.4. Tipo de personagens
8.5. Estrutura
9. Narrativa contemporânea
9.1. Conceito
9.2. Público
9.3. Géneros e temas dominantes
9.4. Tipo de personagens
9.5. Estrutura
10. Intertextualidade
10.1. Conceito
10.2. Alusão
10.3. Paródia
10.4. Crossover
10.5. Homenagem
10.6. Pastiche
11. Adaptação cinematográfica
11.1. A questão da fidelidade
11.2. Texto literário vs. cinematográfico
11.3. Níveis de adaptação
12. Géneros
12.1. Conceito
12.2. Frios e híbridos
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Metodologicamente, a generalidade das aulas segue esta estrutura: 1. Exposição de um aspeto da Teoria de Narrativa Cinematográfica. 2. Análise em conjunto com os alunos de exemplos significativos, retirados de filmes. 3. Proposta de exercícios destinados a desenvolver o espírito crítico. Avaliação: nota final resulta de dois testes de avaliação sumativa, que terão em conta a assiduidade, participação e interesse do discente, bem como breves apresentações orais. A nota final resulta de dois testes de avaliação sumativa, valendo cada um 50%, que terão em conta a assiduidade, participação e interesse do discente.
Bibliografia principal Adam, Jean-Michel, & Revaz, Françoise. A análise da narrativa. Lisboa: Gradiva, 1996.
Bal, Mieke. Narratology: Introduction to the Theory of Narrative. Toronto: Toronto UP, 2004.
Barthes, Roland, et al., org. Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 1971.
Bordwell, David. Narration in the Fiction Film. New York: Routledge, 1985.
Braningan, Edward. Narrative Comprehension and Film. New York: Routledge, 1992.
Chatman, Seymour. Story and Discourse. Ithaca: Cornell UP, 1980.
Cook, David A. A History of Narrative Film. New York: Norton, 1996.
Gaudreault, André, & François Jost. Le Récit Cinematographique. Ligugé: Nathan, 1990.
Genette, Gérard. Discurso da narrativa. Lisboa: Vega, 1995.
Mancelos, João de. Introdução à narrativa cinematográfica. Lisboa: Colibri, 2017.
Parent-Altier, Dominique. O argumento cinematográfico. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.
Prince, Gerald. Narratology. Berlin: Mouton, 1982.
—. A Dictionary of Narratology. Lincoln: U of Nebraska P, 2003.
Phillips, William H. Film. Boston: St. Martin’s P, 2005.
Pramaggiore, Maria, & Wallis, Tom. Film. London: Laurence King, 2005.
Verstraten, Peter. Film Narratology. Toronto: Toronto UP, 2009.
Filmografia
Allen, Woody. Manhattan. Jack Rollins & Charles H. Joffe Prod., 1979.
Campion, Jane. The Piano. CiBy 2000, 1993.
Coppola, Francis F. The Godfather. Paramount, 1972.
Curtiz, Michael. Casablanca. Warner, 1942.
Fleming, Victor, George Cukor. The Wizard of Oz. MGM, 1939.
Hitchcock, Alfred. Vertigo. Alfred J. Hitchcock Prod., 1958.
Hopper, Dennis. Easy Rider. Pando, 1969.
Kubrick, Stanley. 2001: A Space Odyssey. MGM, 1968.
Leone, Sergio. The Good, the Bad and the Ugly. Produzione Europee Associati, 1966.
Malick, Terrence. Badlands. Warner, 1973.
Ross, Herbert. Play It Again, Sam. Paramount, 1972.
Scorcese, Martin. Taxi Driver. Columbia, 1976.
Scott, Ridley. Blade Runner. Warner, 1982.
Tykwer, Tom. Lola Rennt. X-Filme Creative Pool, 1998.
Welles, Orson. Citizen Kane. RKO, 1941.
Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.