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Laboratório de Som

Código 13095
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não tem.
Objectivos de Aprendizagem É objectivo desta unidade curricular contextualizar a introdução do som no cinema e levar os alunos a identificar os processos necessários para a captura e edição de som para um filme. Subsequentemente, alguns conceitos sobre a relação entre a música, o som e o cinema serão introduzidos. No final do semestre os alunos deverão sentir-se preparados para garantir uma recolha e tratamento dos objectos sonoros necessários para criar uma banda sonora e fazer uma avaliação crítica acerca do som de um filme. > É objectivo desta unidade curricular contextualizar a introdução do som no cinema e levar os alunos a identificar os processos necessários para a captura e edição de som para um filme. Subsequentemente, alguns conceitos sobre a relação entre a música, o som e o cinema serão introduzidos. No final do semestre os alunos deverão sentir-se preparados para garantir uma recolha e tratamento dos objectos sonoros necessários para criar uma banda sonora e fazer uma avaliação crítica acerca do som de um filme.
Conteúdos programáticos 1. O som no cinema
1.1 Contextualização histórica
1.2 Principais inovações e equipamentos

2. Acústica
2.1 Domínios de aplicação
2.2 Amplitude
2.3 Frequência
2.4 Timbre

3. Psicoacústica
3.1 Percepção de intensidade sonora
3.2 Mascaramento auditivo
3.3 Direccionalidade do som

4. Electroacústica
4.1 Conceitos eléctricos
4.2 Equipamentos e sistemas
4.3 Especificações técnicas

5. Suportes de gravação
5.1 Gravadores digitais e analógicos
5.2 Mesas de mistura
5.3 Conexões

6. Microfones
6.1 Tipos de microfones
6.2 Padrões polares
6.3 Sensibilidade
6.4 Resposta de frequência
6.5 Impedância
6.6 Escolha do microfone

7. Som direto
7.1 A importância da pré-produção
7.2 Equipamento (organização e manutenção)
7.3 Técnicas de captação
7.4 Posicionamento corporal
7.5 Análise e resolução de problemas

8. O som como veículo de sentido e como matéria plástica 
8.1 Diegético, não diegético e som subjectivo
8.2 Porosidades  
8.3 Os quatro modos de escuta
8.4 Parâmetros sonoros e musicalidade
8.5 Funções da música para cinema

9. Pós-produção
9.1 Sistemas digitais
9.2 Diálogos 
9.3 Ambientes
9.4 Foley
9.5 Efeitos
9.6 Instrumentos virtuais
9.7 Mistura
> 1. O som no cinema
1.1 Contextualização histórica
1.2 Principais inovações e equipamentos

2. Acústica
2.1 Domínios de aplicação
2.2 Amplitude
2.3 Frequência
2.4 Timbre

3. Psicoacústica
3.1 Percepção de intensidade sonora
3.2 Mascaramento auditivo
3.3 Direccionalidade do som

4. Electroacústica
4.1 Conceitos eléctricos
4.2 Equipamentos e sistemas
4.3 Especificações técnicas

5. Suportes de gravação
5.1 Gravadores digitais e analógicos
5.2 Mesas de mistura
5.3 Conexões

6. Microfones
6.1 Tipos de microfones
6.2 Padrões polares
6.3 Sensibilidade
6.4 Resposta de frequência
6.5 Impedância
6.6 Escolha do microfone

7. Som direto
7.1 A importância da pré-produção
7.2 Equipamento (organização e manutenção)
7.3 Técnicas de captação
7.4 Posicionamento corporal
7.5 Análise e resolução de problemas

8. O som como veículo de sentido e como matéria plástica 
8.1 Diegético, não diegético e som subjectivo
8.2 Porosidades  
8.3 Os quatro modos de escuta
8.4 Parâmetros sonoros e musicalidade
8.5 Funções da música para cinema

9. Pós-produção
9.1 Sistemas digitais
9.2 Diálogos 
9.3 Ambientes
9.4 Foley
9.5 Efeitos
9.6 Instrumentos virtuais
9.7 Mistura
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Assiduidade (obrigatório estar presente no mínimo em 10 aulas) – 10%
Avaliação escrita – 45%
Trabalho – 45% Entrega de pasta com os exercícios realizados + outro conjunto de exercícios (DAW) Pro Tools ; Nuendo / Cubase; Logic; Digital Performer; (Audition) ......

Bibliografia principal CHION, Michel, A audiovisão: som e imagem no cinema, Lisboa, Texto & Grafia, 2011

FONSECA, Nuno, Introdução à Engenharia de Som, Lisboa, Lidel/FCA, 2007

HENRIQUE, Luís, Acústica Musical, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007

HUBER, David M. , Modern Recording Techniques, New York, Focal Press, 2005

MARQUES, Miguel, Sistemas e Técnicas de Produção Áudio, Lisboa, Lidel/FCA, 2014

SONNENSCHEIN, David, Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice and
Sound Effects in Cinema, Studio City, MWP, 2001

YEWDALL, David, The Practical Art of Motion Picture Sound, New York, Focal
Press, 2007
Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-20
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