Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Cinema
  4. Géneros Cinematográficos

Géneros Cinematográficos

Código 13102
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Módulo I / Cinema Experimental : Promover o conhecimento de conceitos e obras chave da história do cinema experimental. Conceber, realizar e fundamentar, em regime de autonomia, uma obra de cinema experimental tomando como paradigma tecnológico o digital.
Módulo II / Documentário:
Identificar a evolução histórica e a dimensão estética do documentário. Identificar delimitações e possibilidades ao nível criativo. Visionar obras em função da sua pertença ao género e ultrapassagem do "registo de género".



Conteúdos programáticos Módulo I: Vasco Diogo
1 - Gene Youngblood e a noção de “cinema expandido” (antevisão do cinema experimental como vídeo-arte e media art).
2 - Vanguardas europeias dos anos 10/20 (ligação a movimentos artísticos como o cubismo, o expressionismo, o dadaísmo, o construtivismo e o futurismo): Marcel Duchamp, Jean Cocteau, Fernand Léger, Man Ray, Viking Eggeling, Hans Richter, Salvador Dali, etc.
3 - Cinema Experimental norte- americano: Maya Deren; Keneth Anger; Stan Brakhage; (Animação Gráfica) Len Lye, Harry Smith, Jordan Belson, Robert Breer, Peter Kubelka, John e James Whitney; Jonas Mekas; Andy Warhol; Michael Snow.
4 – Apresentação e discussão dos trabalhos práticos dos alunos.
Módulo II : Manuela Penafria
1 – A diversidade do documentário.
2 - Perspectivar a evolução histórica do documentário. Propostas de definição.
3 – A praxis documental: a personagem, a entrevista e a encenação.
4 - Documentário português. Documentário contemporâneo (temas e abordagens).

Bibliografia principal Módulo I:
Diogo, Vasco, Vídeo: Especificidade, Hibridez e Experimentação, Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, Universidade Nova de Lisboa, 2008
Sitney, P. Adams, Visionary Film - The American Avant Garde 1943-1978, Oxford University Press, Oxford, New York, Toronto, Melbourne, 1979
Meigh-Andrews, Chris, A History of Video Art, Berg, Oxford, New York, 2006
Módulo II:
Bezerra, Claudio, A personagem no documentário, 2015
Guarini, Carmen, Los limites del conocimniento: la entrevista filmica, 2007
Gauthier, Guy, Documentário - um outro cinema, 2008
Omar, Arthur, O anti-documentário provisoriamente, 1978
Ramos, Fernão, A Encenação Documentária. Disponível em: https://www.academia.edu/32811090/A_Encena%C3%A7%C3%A3o_Document%C3%A1ria_-_primeira_abordagem_2010_
Renov, Michael. Theorizing documentary, 1993
Rodrigues, Laécio Ricardo A., Do encontro previsível à cena revigorada–a entrevista no documentário contemporâneo (parte 1 e parte 2), Revista DOC On-line, www.doc.ubi.pt

Língua Português
Data da última atualização: 2020-06-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.