Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Cinema
  4. Géneros Cinematográficos

Géneros Cinematográficos

Código 13102
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Módulo I: documentário
1.Identificar as dimensões da teoria, história e estética do documentário.
2. Estabelecer criativamente a relação entre a teoria e a prática cinematográfica.
3.Visionar obras em função da sua pertença ao género e ultrapassagem do "registo de género", em especial de filmes portugueses.
Módulo II: experimental
1- Promover o conhecimento de realizadores, conceitos e obras chave da história do cinema experimental.
2 - Conceber, realizar e fundamentar, em regime de autonomia, uma obra de cinema experimental tomando como paradigma tecnológico o digital.


Conteúdos programáticos Módulo: Documentário
1 - Diversidade do documentário.
2 - Perspectivar a evolução histórica. Propostas de definição.
3 - Praxis documental: a personagem e a entrevista.
4 - Documentário português. Documentário contemporâneo (temas e abordagens)
Módulo: Experimental
1. Gene Youngblood: “cinema expandido”. 2. Vanguardas europeias dos anos 10/20 (ligação ao cubismo, expressionismo, dadaísmo, construtivismo e futurismo): Marcel Duchamp, Jean Cocteau, Fernand Léger, Man Ray, Viking Eggeling, Hans Richter, Salvador Dali. 3. Cinema Experimental norte- americano: Maya Deren; Keneth Anger; Stan Brakhage; Len Lye, Harry Smith, Jordan Belson, Robert Breer, Peter Kubelka, John e James Whitney; Jonas Mekas; Andy Warhol; Michael Snow.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Módulo I: documentário
Em contexto de sala de aula procede-se à discussão de textos sobre os temas do programa e visionamento curtas-metragens. A avaliação terá dois momentos: 1) teste escrito; 2) apresentação em aula de filmes (no que diz respeito ao tema e respetiva abordagem). Tratam-se de filmes, maioritariamente, portugueses.
A classificação no módulo de documentário tem um peso de 50% na nota final da uc Géneros Cinematográficos.
Módulo II: experimental
Em contexto de sala de aula procede-se à exposição e discussão de textos e visionamento e discussão de filmes. Aval- Conceber e Realizar (desempenhando, de forma individual e auto-reflexivamente, o máximo de tarefas técnicas – imagem, som, montagem, pós-produção) um filme experimental - sem drama, sem ficção narrativa e sem realismo - com a duração máxima de 6 minutos , com nota de intenções alargada de 4 a 5 páginas. A classificação no módulo de experimental tem um peso de 50% na nota final da uc Géneros Cinematográficos.
Bibliografia principal PENAFRIA, Manuela (Ed.) (2011) Tradição e Reflexões: Contributos para a teoria e estética do documentário. Tradición y Reflexiones: Contribuciones a la teoria y la estética del documental, Livros LabCom
_______ (2014) “A Web e o documentário: uma dupla inseparável?” in ANIKI - Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, vol. 1, n.1, pp. 22-32
ROTHMAN, William (1997), Documentary Film Classics, Cambridge University Press.
ROSENTHAL, Allan (Ed.), New Challenges for Documentary, Berkeley, Los Angeles, London, University of California Press,pp.269-287.
Módulo: Experimental:
DIXON, Wheeler Winston (2002), Experimental cinema: the film reader, London and New York Routledge.
NOGUEIRA, Luís (2010), Manuais de Cinema II: Géneros Cinematográficos, Covilhã, Livros LabCom.
SITNEY, P. Adams (1979), Visionary Film - The American Avant Garde 1943-1978, Oxford, New York, Toronto, Melbourne, Oxford University Press.
http://expcinema.com/site/en
Língua Português
Data da última atualização: 2017-06-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.