Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Subjets in English - Dge
  4. Entrepreneurship

Entrepreneurship

Código 13340
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Face to face
Estágios n.a.
Objectivos de Aprendizagem Os objetivos de aprendizagem da unidade curricular são os seguintes:
1. compreender o processo de deteção e análise de oportunidades de negócios.
2. definir critérios para avaliar o potencial de mercado de uma ideia de negócio e os recursos necessários à introdução no mercado.
3. conhecer os procedimentos necessários para proteger a propriedade intelectual da tecnologia que apoia a ideia de negócio.
4. projetar e validar propostas de valor e modelos de negócio.
5. aplicar ferramentas de análise financeira com os objetivos de avaliar as necessidades de financiamento e prever a rendibilidade do negócio.
Conteúdos programáticos Módulo I (MI): Ideias criativas e dimensões competitivas
1: Ideias tecnológicas e oportunidades de negócio
2: O processo de criação de novos negócios
3: Universidades e formas de marketing de tecnologia
4: Mercado, competição e vantagem competitiva

Módulo II (MII): Oportunidade de negócios
5: Metodologias de análise de oportunidade de negócio
6: Proteção da propriedade intelectual
7: Estruturação do modelo de negócio

Módulo III (MIII): Planeamento financeiro
8: Planeamento financeiro de novos negócios
9: Fontes de financiamento de novos negócios
10: O plano de negócios
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Apresentam-se estudos de caso para melhor ilustrar a aplicação de diversas ferramentas estratégicas e operacionais.

Trabalho 1 - Elaboração do plano de oportunidade de negócio (PON): peso 50%
Ferramentas/elementos: Modelo Canvas; Modelo Tangram; Proposta de valor e segmentos de clientes; Mapa de Empatia; e o modelo de oportunidade de negócio.
Equipas de trabalho: 3 estudantes
Entrega da apresentação: formato de pitch estruturado (semana 9 do planeamento do semestre)
Apresentação e discussão do BOP
Formato de pitch estruturado (semana 9 do planeamento do semestre)

Trabalho 2 - Elaboração de um plano de negócios (PN): peso 50%
Elemento: Plano de negócios (formulário FINICIA/IAPMEI)
Equipas de trabalho: 3 estudantes
Entrega da apresentação: formato de pitch estruturado (semana 14 do planeamento do semestre)
Apresentação e discussão do PN
Formato de pitch estruturado
Bibliografia principal Manual base:
Byers, T; Dorf, R.; e Nelson, A. (2015), Technology Ventures: From Idea to Enterprise, 4th Edition, McGraw Hill, Education, New York.

Livros complementares:
Baptista, R. & Leitão, J. (Eds.) (2015), Entrepreneurship, Human Capital and Regional Development, Series: International Studies in Entrepreneurship, Springer, USA.
Bernarda, G.; Smith, A.; & Papadakos, T. (2014), Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want, Wiley, ISBN: 978-1-118-96805-5.
Cebola, A. (2011), Projectos de Investimento de PME - Elaboração e Análise, Edições Sílabo.
Leitão, J. (2019). Open Innovation Business Modeling: Gamification and Design Thinking Applications, Series: Contributions to Management Science, Springer. ISBN: 978-3-319-91281-3.
Osterwalder A. & Pigneur Y (2010). Business Model Generation – A Handbook for Visionaries, Game Changers and Challengers. John Wiley and Sons, Inc., Hoboken, New Jersey.
Língua Português
Data da última atualização: 2018-06-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.