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Química Orgânica

Código 13421
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Ciências Biomédicas
Tipo de ensino Presencial com recurso a e-learning
Estágios --
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objetivo transmitir os conhecimentos básicos que permitam classificar os principais tipos de reações em química orgânica e permitam o seu entendimento através do respetivo mecanismo. No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de combinar os conhecimentos básicos adquiridos na unidade curricular com uma consulta bibliográfica adequada de forma a prever e classificar o comportamento químico dos compostos pertencentes aos principais grupos funcionais. Pretende-se ainda que os estudantes desenvolvam a capacidade de pesquisa bibliográfica bem como os hábitos de leitura, incentivando desta forma a auto-aprendizagem de forma a resolver os problemas propostos nas aulas de resolução de problemas e no desenvolvimento do seminário com tema que relacione as ciências biomédicas com a química orgânica.
Conteúdos programáticos Teórica. Reações em química orgânica: principais tipos; mecanismos reacionais e uso de setas curvas para a sua representação. 2. Carbonos saturados: reações de substituição nucleofílica; reações de eliminação; reações radicalares. 3. Compostos insaturados: adição eletrofílica; sistemas conjugados; formação de alcenos e alcinos. 4. Grupo carbonilo: adição nucleofílica; adição conjugada; substituição. 5. Redução e Oxidação. 6. Substituição aromática electrofílica. 7. Enóis e enolatos: formação e reações. 8. Casos práticos. Téorico práticas: reação de Diels-Alder (2 aulas laboratório); redução da Indolin-2,3-diona com NaBH4 e com NH2NH2 (redução de Wolff- Kishner): um exemplo prático do uso de micro-ondas em síntese orgânica (3 aulas laboratório); Resolução de problemas: setas em química orgânica; introdução aos mecanismos reacionais; carbonos saturados; compostos insaturados; grupo carbonilo; substituição aromática electrofílica; redução e oxidação; e enóis e enolatos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Exposição oral da matéria com ajuda do quadro e de diapositivos, com grande interatividade aluno-professor, promovendo-se o debate entre estudantes e professor de modo a garantir a participação e interesse pelas matérias lecionadas. Para além das aulas práticas laboratoriais, onde os estudantes realizam a síntese de alguns compostos orgânicos, existirão também as aulas para a resolução de exercícios práticos relacionados com os conhecimentos adquiridas ao longo das aulas teóricas. Os estudantes são ainda solicitados a desenvolver um seminário, relacionando os conhecimentos orgânicos adquiridos com um tema relacionado com as ciências biomédicas.
Método de avaliação de forma contínua, sendo considerados 3 fatores de avaliação/ponderação durante o ensino-aprendizagem ou em exame: 10%PL + 20% S + 70%T em que:

Bibliografia principal T. W. G. Solomons , C. B. Fryle , Química Orgânica, Vol. 1 e 2, 12ª ed., LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S. A.: Rio de Janeiro, 2018.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-13
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