Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Biomédicas
  4. Instrumentação Médica

Instrumentação Médica

Código 13520
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Ciências Biomédicas
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica
Objectivos de Aprendizagem Obtenção de formação na área de Instrumentação, com ênfase nos princípios físicos de funcionamento dos instrumentos e técnicas utilizadas no diagnóstico e na terapêutica. No final da UC o estudante deve ser capaz de explicar os processos físicos relacionados com a física da radiação bem como as características principais dos detetores utilizados para raios-X e raios gama. Relacionar o tipo de informação que uma técnica de medicina nuclear e de raios-X pode fornecer. Analisar criticamente os avanços na tecnologia utilizada na instrumentação médica, com enfoque na instrumentação para medicina nuclear e diagnóstico por raios-X. Recolher e organizar informação e discutir em grupo um tema na área da instrumentação médica. Comunicar oralmente assuntos da área de instrumentação médica para públicos constituídos por especialistas e não-especialistas.
Conteúdos programáticos 1. Detetores de Radiação 1.1. Enquadramento histórico 1.2. Princípios básicos 2. Detetores Gasosos 2.1. Câmara de Ionização 2.2. Contador Proporcional 2.3. Contador Geiger-Müller 3. Detetores de semicondutores 3.1. Propriedades dos materiais semicondutores 3.2. Díodos semicondutores como detetores de radiação 3.3. Detetores de silício e de germânio 3.4. Detetores de semicondutores compostos 4. Detetores de cintilação 4.1. Princípios básicos dos contadores de cintilação 4.2. Materiais cintiladores 4.3. Cintiladores orgânicos 4.4. Cintiladores inorgânicos 4.5. Tubos Fotomultiplicadores 4.6. Fotodíodos 4.7. Forma dos impulsos de cintilação 5. Espectroscopia de raios gama com cintiladores 5.1. Considerações gerais 5.2. Interação de raios gama 5.3. Função resposta prevista do detetor 5.4. Complicações na função resposta do detetor 5.5. Propriedades dos espectrómetros 6. A câmara gama 6.1. Princípios básicos de operação 6.2. Características de desempenho
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas teórico-práticas de exposição oral com recurso a meios audiovisuais, complementadas com demonstrações experimentais. As aulas são acompanhadas pela resolução de problemas de aplicação e pela discussão dos resultados obtidos. Realização de trabalhos de laboratório pelos estudantes utilizando uma montagem laboratorial típica de espectroscopia nuclear e uma montagem laboratorial típica para produzir raios X. Por fim, os estudantes são convidados a analisar e discutir artigos científicos atuais. Avaliação final da Unidade Curricular será constituída por uma componente pontual e uma componente contínua que engloba vários itens: 1. Realização de um teste escrito final: 50%; 2. Realização de trabalhos de laboratório e respetivos relatórios: 30%; 3. Apresentação oral e discussão de artigos científicos atuais: 10%; 4. Participação na resolução de exercícios propostos e sua discussão: 10%.
Bibliografia principal Radiation Detection and Measurement, G. F. Knoll, 4rd ed., John Wiley & Sons, New York, 2010. Physics in Nuclear Medicine, S. R. Cherry, J. A. Sorenson, M. E. Phelps, 3rd ed., Saunders, Philadelphia, 2003.
Língua Português
Data da última atualização: 2020-05-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.