Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Cinema
  4. Seminário de Investigação

Seminário de Investigação

Código 13571
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/S(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem Dotar alunos/as das competências necessárias para: - O bom desenvolvimento de um projecto de investigação científica. Tendo em vista a redacção de uma dissertação de mestrado no ano seguinte, os/as discentes devem escolher o seu tema, formular uma pergunta de partida, traçar objectivos e hipóteses de investigação, bem como conhecer a fundo todos os métodos e técnicas ao seu dispor para concretização dos objectivos referidos. - A redacção de artigos científicos e trabalhos académicos. Tendo em vista a conclusão e defesa de reflexões académicas, originais, reflexivas e fundamentadas, devem conhecer-se a fundo regras de escrita científica e métodos de investigação que possam ser aplicados aos estudos fílmicos.
Conteúdos programáticos - Introdução à abordagem científica; - Regras essenciais da escrita científica; - Métodos e técnicas de investigação; - Fases de construção de uma investigação científica (delimitação do tema, levantamento bibliográfico, enquadramento teórico, delimitação do objecto específico, objectivos e hipóteses, escolha das metodologias); - Organização e elaboração de um projecto de investigação científica.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação - Abstract ou texto de considerações sobre o curso de Audiovisual Científico: 25% da nota final; - Realização de uma conferência com trabalhos de investigação da licenciatura, mestrado e doutoramento na UBI: 35% da nota final. - Realização do próprio projecto de investigação ou redacção de artigo científico: 40% da nota final. - Ponderação de mais um valor na nota final para os/as discentes com participação efectiva e positiva na sala de aula.
Bibliografia principal Aumont, J. et al (2004). A análise do filme. Lisboa: Edições texto & grafia. Eco, U. (1997). Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Presença. Perosanz, J. J. I. (2006). Métodos cuantitativos de investigación en comunicación. Barcelona: Bosch. Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (2003). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva. van Dijk, T. A. (1988). News as discourse. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates. Wimmer, R. D., & Dominick, J. R. (2003). Mass media research: An introduction. Belmont, CA: Thomson/Wadsworth.
Língua Português
Data da última atualização: 2018-07-05
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.