Código |
13571
|
Ano |
1
|
Semestre |
S1
|
Créditos ECTS |
6
|
Carga Horária |
OT(15H)/S(45H)
|
Área Científica |
Cinema
|
Tipo de ensino |
Presencial
|
Estágios |
Não se aplica.
|
Objectivos de Aprendizagem |
Dotar alunos/as das competências necessárias para:
- O bom desenvolvimento de um projecto de investigação científica. Tendo em vista a redacção de uma dissertação de mestrado no ano seguinte, os/as discentes devem escolher o seu tema, formular uma pergunta de partida, traçar objectivos e hipóteses de investigação, bem como conhecer a fundo todos os métodos e técnicas ao seu dispor para concretização dos objectivos referidos.
- A redacção de artigos científicos e trabalhos académicos. Tendo em vista a conclusão e defesa de reflexões académicas, originais, reflexivas e fundamentadas, devem conhecer-se a fundo regras de escrita científica e métodos de investigação que possam ser aplicados aos estudos fílmicos.
|
Conteúdos programáticos |
- Introdução à abordagem científica;
- Regras essenciais da escrita científica;
- Métodos e técnicas de investigação;
- Fases de construção de uma investigação científica (delimitação do tema, levantamento bibliográfico, enquadramento teórico, delimitação do objecto específico, objectivos e hipóteses, escolha das metodologias);
- Organização e elaboração de um projecto de investigação científica.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
- Abstract ou texto de considerações sobre o curso de Audiovisual Científico: 25% da nota final;
- Realização de uma conferência com trabalhos de investigação da licenciatura, mestrado e doutoramento na UBI: 35% da nota final.
- Realização do próprio projecto de investigação ou redacção de artigo científico: 40% da nota final.
- Ponderação de mais um valor na nota final para os/as discentes com participação efectiva e positiva na sala de aula.
|
Bibliografia principal |
Aumont, J. et al (2004). A análise do filme. Lisboa: Edições texto & grafia.
Eco, U. (1997). Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Presença.
Perosanz, J. J. I. (2006). Métodos cuantitativos de investigación en comunicación. Barcelona: Bosch.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (2003). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
van Dijk, T. A. (1988). News as discourse. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates.
Wimmer, R. D., & Dominick, J. R. (2003). Mass media research: An introduction. Belmont, CA: Thomson/Wadsworth.
|
Língua |
Português
|