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Cuidados de Saúde Primários III

Código 13626
Ano 5
Semestre A1
Créditos ECTS 10
Carga Horária OT(12H)/PL(64H)/TC(10H)/TP(24H)
Área Científica Saúde Comunitária
Tipo de ensino Presencial
Estágios Aprendizagem realizada nos Centros de Saúde com duração de 3 semanas
Objectivos de Aprendizagem Permitir que os alunos adquiram os conhecimentos e as competências necessárias para executarem uma consulta centrada na pessoa, segundo o modelo SOAP, e abordar os problemas de saúde mais prevalentes no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários. Procurando salientar os aspetos fundamentais relacionados com a prevenção e o risco em relação às áreas temáticas propostas, nomeadamente na Ética da Proximidade, na Prevenção Quaternária e na correta prática de uma consulta em Medicina Geral e Familiar, quanto aos registos e à classificação pela ICPC2. Permitir que os alunos adquiram conhecimentos sobre a gestão da Multimorbilidade e Polifarmacoterapia e a aquisição de conhecimentos aprofundados em Medicina Centrada na Pessoa.
Conteúdos programáticos Saúde Infantil: seguimento e observação / exame clínico da criança normal. Alimentação do lactente. Planeamento da diversificação alimentar. Imunizações obrigatórias e facultativas para uma criança. Patologias do Aparelho Locomotor: Sinais e sintomas, fatores de risco, atitudes preventivas, exames complementares de diagnóstico, critérios de referenciação e terapêuticas. Patologia neurológica no ambiente de Medicina Geral e Familiar. Demências: epidemiologia, clínica, fatores de risco, atitudes preventivas, diagnóstico diferencial entre demências e síndromas depressivos, exames complementares de diagnóstico, critérios de referenciação e terapêuticas. Consulta em ambiente de Medicina Geral e Familiar segundo o método SOAP. Classificação ICPC2: o que é para que serve, como se realiza. Medicina Centrada na Pessoa: como avaliar a sua realização e quais as suas consequências em saúde. Empatia médica: o que é, seus determinantes e consequências na saúde populacional e dos médicos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A aprendizagem é feita essencialmente em contexto clínico o que permite a obtenção de casos clínicos e a realização de exame objetivo aos consulentes e a observação e interpretação de exames complementares de diagnóstico, incluindo as notas de seguimento a classificação e mesmo a avaliação pelo consulente das capacidades do aluno, para lá da avaliação do tutor. Paralelamente às atividades clínicas são realizados seminários e tutorias de discussão dos aspetos teóricos relacionados com as patologias observadas. A aprendizagem de procedimentos é realizada em contexto clínico. Paralelamente o aluno é avaliado pela pessoa que esteve na consulta. É ainda realizado trabalho de campo em que o aluno deve estudar pessoa idosa e verificar como melhor gerir as suas condições de vida patológica individual, familiar e social. Métodos e Critérios de Avaliação: Avaliação de conhecimentos: Teste de Escolha Múltipla (35%), Trabalho de Campo (15%); Dor (15%); Avaliação de competências: ACI (20%)
Bibliografia principal Normas aplicáveis da Direção Geral da Saúde.
Programa Nacional de Saúde Infantil.
Programa Nacional de Vacinação.
Nelson Textbook of Pediatrics, 18th Edition, By Robert M. Kliegman, MD, Richard E. Behrman, MD, Hal B. Jenson, MD and Bonita F. Stanton, MD
Nunes JM, Comunicação em Contexto Clínico.
Ramos V, A Consulta em 7 passos.
Simões JA, Ética e Cuidados de Saúde Primários.
Gusso G, Lopes JM, Tratado de Medicina de Família e Comunidade, capítulos 189 a 204
Norman AH. O espaço de entrecruzamento das palavras: a relação médico-paciente. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2015;10(35):1-3.
Mangin D, Heath I. Multimorbidity and Quaternary Prevention (P4). Rev Bras Med Fam Comunidade. 2015;10(35):1-5.
Pizzanelli M. Overscreening o prevención a escala humana? Tamizaje excesivo. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2015;10(35): 1-7.
Língua Português
Data da última atualização: 2018-07-06
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