Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Farmacêuticas
  4. Química Orgânica

Química Orgânica

Código 13648
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Física e Química
Tipo de ensino Presencial com recurso a e-learning
Estágios --
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objetivo transmitir os conhecimentos básicos que permitem classificar os principais tipos de reações em química orgânica e permitem o seu entendimento através do respetivo mecanismo.
No final da unidade curricular, o estudante deve ser capaz de combinar os conhecimentos básicos adquiridos, com uma consulta bibliográfica adequada, de forma a prever o comportamento químico dos compostos orgânicos, e assim permitir o desenvolvimento das suas capacidades para identificar, desenhar e produzir matérias-primas e fármacos. Deve ainda ser capaz de reconhecer a necessidade de uma auto-aprendizagem constante com recurso à recolha, análise e organização de informação sobre a área do seu conhecimento e ainda de ser capaz de a comunicar e discutir de uma forma adequada.
O estudante deve ainda deter um conjunto de habilidades experimentais, no campo da química orgânica e ser capaz de desenvolver um seminário com um tema que relacione as CF com a QO.
Conteúdos programáticos Reações em química orgânica: principais tipos; mecanismos reacionais e uso de setas curvas para a sua representação. 2. Carbonos saturados: reações de substituição nucleofílica; reações de eliminação; reações radicalares. 3. Compostos insaturados: adição eletrofílica; sistemas conjugados; formação de alcenos e alcinos. 4. Grupo carbonilo: adição nucleofílica; adição conjugada; substituição. 5. Redução e Oxidação. 6. Substituição aromática electrofílica. 7. Enóis e enolatos: formação e reações. 8. Casos práticos. Téorico práticas: reação de Diels-Alder (2 aulas laboratório); redução da Indolin-2,3-diona com NaBH4 e com NH2NH2 (redução de Wolff- Kishner): um exemplo prático do uso de micro-ondas em síntese orgânica (3 aulas laboratório); Resolução de problemas: setas em química orgânica; introdução aos mecanismos reacionais; carbonos saturados; compostos insaturados; grupo carbonilo; substituição aromática electrofílica; redução e oxidação; e enóis e enolatos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Exposição oral da matéria com ajuda do quadro e de diapositivos, com grande interatividade aluno-professor, promovendo-se o debate entre estudantes e professor de modo a garantir a participação e interesse pelas matérias lecionadas. Para além das aulas práticas laboratoriais, onde os estudantes realizam a síntese de alguns compostos orgânicos, existirão também as aulas para a resolução de exercícios práticos relacionados com os conhecimentos adquiridas ao longo das aulas teóricas. Os estudantes são ainda solicitados a desenvolver um seminário, relacionando os conhecimentos orgânicos adquiridos com um tema relacionado com as ciências biomédicas.
Método de avaliação de forma contínua, sendo considerados 3 fatores de avaliação/ponderação durante o ensino-aprendizagem ou em exame: 15%PL + 20% S + 65%T em que:



Bibliografia principal T. W. G. Solomons , C. B. Fryle , Química Orgânica, Vol. 1 e 2, 12ª ed., LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S. A.: Rio de Janeiro, 2018.

Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.