Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Farmacêuticas
  4. Biotecnologia Farmacêutica

Biotecnologia Farmacêutica

Código 13666
Ano 5
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(37H)/T(38H)
Área Científica Ciências Farmacêuticas
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem - Compreender o conceito de Biotecnologia e sua aplicação no desenvolvimento de biofármacos
- Distinguir as etapas do processo biotecnológico para o desenvolvimento de biofármacos
- Estudar os principais bioprodutos usados como fármacos
- Conhecer aspetos regulamentares e bioéticos aplicados
O aluno que conclua esta unidade curricular deve ser capaz de desenhar e identificar as principais etapas envolvidas num processo biotecnológico, avaliando e garantindo as condições necessárias para a aplicação deste tipo de processos na produção de um biofármaco.
Conteúdos programáticos Desenvolvimento de bioprodutos: Biotecnologia Molecular. Métodos de Análise Físico-Química e Avaliação Bioquímica de Proteínas. Tecnologia de Produção e Purificação. Etapas de processos biotecnológicos. Produção. Lise celular. Métodos cromatográficos para purificação de bioprodutos. Formulação, Farmacocinética, Farmacodinâmica e Imunogenicidade. Principais excipientes e formulações usados na estabilização de proteínas. Princípios gerais de farmacocinética e farmacodinâmica de biofármacos. Imunogenicidade. Aspetos regulamentares e bioética. Agências reguladoras. Critérios de regulamentação e aprovação. Normalização em Biotecnologia. Principais produtos biotecnológicos aplicados como fármacos. Oligonucleótidos. Fatores de crescimento hematopoiéticos. Interferão. Insulina. Hormonas de crescimento. Fatores de coagulação. Anticorpos monoclonais. Desoxirribonuclease I Humana. Hormona Folículo-Estimulante. Vacinas
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As vertentes envolvidas na metodologia de ensino-aprendizagem são:
- Aulas tutoriais e seminários sobre os tópicos abordados e discutidos no âmbito da Biotecnologia Farmacêutica. A metodologia tutorial permite uma maior intervenção e atividades de pesquisa por parte dos alunos de forma a atingir os objetivos propostos, considerando a bibliografia recomendada, com orientação do docente. A realização de seminários permite a exposição de casos práticos de aplicação da vertente biotecnológica para preparação de biofármacos.
- Aulas práticas visando a aprendizagem baseada em problemas envolvendo casos estudo de desenvolvimento de operações unitárias integradas num processo biotecnológico.
Bibliografia principal - Crommelin, DJA.; Sindelar, RD.; Meibohm B. Pharmaceutical Biotechnology – Fundamentals and Applications; 3rd Edition; Informa Healthcare; New York; 2008
- Walsh G. Biopharmaceuticals – Biochemistry and Biotechnology; 2nd Edition; Wiley; 2003
- Ho, RJY.; Gibaldi, M.; Biotechnology and Biopharmaceuticals; Wiley; 2003
- Artigos científicos relacionados com os conteúdos
Língua Português
Data da última atualização: 2021-02-09
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.