Código |
13678
|
Ano |
4
|
Semestre |
A1
|
Créditos ECTS |
3
|
Carga Horária |
TP(60H)
|
Área Científica |
Ciências Farmacêuticas
|
Tipo de ensino |
Presencial, com a colaboração de docentes e palestrantes convidados, e sob a forma de auto-aprendizagem pelo estudante em orientação por um docente/investigador.
|
Estágios |
Não se prevêm.
|
Objectivos de Aprendizagem |
É objetivo desta UC fornecer conhecimentos sobre o processo de investigação no âmbito das Ciências da Saúde (onde se incluem as Farmacêuticas), desde a concepção e maturação de ideias até à divulgação dos resultados científicos. Assim, pretende-se que o estudante seja capaz de: - planear uma pesquisa e como produzir, analisar e comunicar informação/conhecimentos adquiridos mediante investigação científica; - assumir uma atitude científica na abordagem de problemas a resolver; - integrar o seu trabalho de investigação em Ciências Farmacêuticas num plano multidisciplinar global de investigação; No final da UC, o estudante deverá ter presente as bases para desenvolver um projeto de investigação conducente ao seu grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas e ter concebido e amadurecido a ideia base concreta e plano geral do mesmo.
|
Conteúdos programáticos |
1. Introdução; 2. Metodologias de investigação; 3. Pesquisa bibliográfica, bases de dados e referenciação; 4. Ética em investigação científica; 5. Desenho de estudos e elaboração de projetos de investigação; 6. Bioestatística; 7. Recolha, análise e interpretação de resultados; 8. Apresentação e divulgação de resultados; 9. Aplicação aos projetos de investigação a ser desenvolvidos pelos estudantes.
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
As aulas serão teórico-práticas, envolvendo a apresentação interactiva de seminários e a aplicação de conhecimentos mediante trabalhos práticos.
Classificação = 0,45xnota da 1ªfreq. + 0,45xnota da 2ªfreq. + 0,1xnota do projecto de investigação
Para concessão de frequência, é obrigatório realizar as 2 frequências e o projecto (inclui: documento escrito e existência de orientador), e ter uma nota não inferior a 6 valores.
|
Bibliografia principal |
-Pocinho, M. “Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico”, Lidel 2012 -Bases de dados: PubMed, Web of Knowledge,... -Fortin, M.F. “O processo de investigação”, 5ªEdição, Lusociência, 2009. -Alves, M.P. “Metodologia científica”, Escolar Editora, 2012. -Gouveia de Oliveira, A. “Bioestatística, Epidemiologia e Investigação”, Lidel, 2009.
|
Língua |
Português
|